Quarentena com as crianças

Quarentena com as crianças

0
Já estamos em Abril, começou a primavera mas continua a ser muito importante ficar em casa para ganharmos juntos esta batalha.

A nossa vida quotidiana e os nossos hábitos mudaram. As famílias passam dias inteiros sob o mesmo teto e veem-se forçadas a reorganizar-se para fazer frente a novas e diferentes necessidades.

Uma das grandes dificuldades é a conciliação de atividades de pais e filhos: o trabalho, as tarefas domésticas, as tarefas escolares e as brincadeiras fundem-se num único espaço.

Além disso, as crianças tendem a aumentar a hiperatividade ao longo do tempo que passam em casa e isso pode gerar ainda mais stress aos pais. Por isso, chegou a hora de partilhar alguns conselhos para poder passar melhor o tempo com os filhos em casa:

 

A importância da boa comunicação com os filhos:

Antes de mais, é importante ter uma boa comunicação com eles, para que se possam exprimir com confiança e para poder melhorar todas as outras atividades.
Neste artigo poderás encontrar alguns conselhos para uma boa comunicação com os teus filhos:  A comunicação dos 2 aos 5 anos, Comunicação dos 5 aos 12, Comunicação durante a adolescência

https://www.paramim.com.pt/familia/ser-pais/como-ajudar-as-criancas-a-expressar-se-com-confianca

 

Organizar um calendário de atividades:

A segunda coisa mais importante é fazer um calendário para organizar melhor o dia-a-dia. Esta tarefa também se pode tornar numa atividade divertida com a participação das crianças, e ainda mais se, às atividades planeadas, se acrescenta um sistema de pontos ou prémios.

https://www.paramim.com.pt/familia/atividades/organizador-de-tarefas-descarregar

 

Colorir ovos de Páscoa e escondê-los

Uma atividade perfeita para toda a família é pintar ovos de Páscoa e escondê-los, para depois passar a tarde a encontrá-los, como manda a tradição.

https://www.paramim.com.pt/familia/atividades/ovos-de-pascoa-descubra-a-sua-origem-e-ideias-para-decora-los

 

Decorar a casa com velas caseiras

Gostas de decorar a casa com objetos feitos por ti ou em família? Aqui tens  algumas ideias simples. Se gostas de velas e de ter sempre a casa perfumada, segue estas instruções:

https://www.paramim.com.pt/familia/atividades/como-fazer-e-decorar-velas-caseiras

Atenção pais: a cera das veles derrete a uma temperatura elevada, portanto é melhor que as crianças estejam sempre acompanhadas, se ajudarem a fazê-las.

 

Fazer tarefas domésticas com as crianças

Ao passar muito tempo em casa, é importante tê-la sempre limpa. E se participar toda a família, limpar também pode ser divertido!

Jennifer Chung, especialista e cofundadora de uma comunidade online sobre saúde, educou a sua filha de 3 anos para ser o mais arrumada possível e partilhou connosco uma lista de conselhos bem úteis para que outros pais consigam seguir o seu exemplo:

Se queres descobrir os seus segredos, lê este artigo.

https://www.paramim.com.pt/familia/atividades/dicas-criancas-ajudarem-nas-tarefas-casa

 

O jogo de lavar os dentes

Não te preocupes: sabemos que convencer uma criança a lavar os dentes não é tarefa fácil. Os jogos costumam ser os melhores recursos para convencer os mais pequenos, sobretudo quando se trata de tarefas aborrecidas como essas. Aqui tens algumas ideias:

https://www.paramim.com.pt/bem-estar/saude-oral/dicas-para-as-criancas-lavarem-os-dentes-oral-b

 

Decorar o quarto das crianças

Uma das melhores maneiras de combater o tédio é estimular a criatividade. Porque não decorar o quarto dos nossos filhos? Deixamos-te algumas sugestões de imagens para imprimir e colar em cartolina resistente ou em espuma. Há vários tipos de imagens para pendurar na porta, imagens de histórias e contos infantis, e também frases inspiradoras.

 

Cozinhar juntos

Se preferes utilizar a tua criatividade na cozinha, também temos algumas receitas simples para fazer em família e passar tempo de qualidade em conjunto.

O que achas de passar uma tarde na cozinha a preparar gelados caseiros de gomas ou guloseimas?

 

Fazer o nosso próprio Carnaval caseiro

Quem disse que só podemos mascarar-nos no Carnaval? Podes passar uma tarde bem diferente e divertida organizando o teu próprio Carnaval em casa!

Preparámos alguns modelos de máscaras para facilitar-te a vida. Só tens que:

  1. Descarrega aqui os modelos para imprimir.
  2. Recorta-o e desenha-o numa placa de borracha EVA ou em feltro.
  3. Recorta a máscara e monta-a; se tiver várias camadas, cola-as umas em cima das outras com uma cola transparente que seque rapidamente!
  4. Faz um furinho de cada lado e passa uma fita de tecido ou um elástico para poder ajustá-la.
  5. E está pronta a usar!

https://www.paramim.com.pt/familia/atividades/mascarilhas-para-o-carnaval-descarregue-e-imprima

Se com todas estas atividades ainda não te convencemos, acabamos com mais algumas também muito interessantes

Faz um mural
Só precisa de um rolo de papel gigante, muitos marcadores e escolher um tema: os super-heróis, um dia no zoo, a manhã de Natal ou a Cinderela.


Árvore genealógica
Escolhe fotos antigas que não te importes de usar numa árvore genealógica caseira e ajuda as crianças a escolherem as fotos.

A festa do cinema
Escolhe a sua saga de cinema favorita, prepare as pipocas e junta todos no sofá para desfrutarem de um dia maravilhoso dedicado ao cinema.

Uma festa, só porque sim
Não é preciso esperar pelos aniversários ou eventos especiais para passar um bom bocado, encher balões, disfarçar-se, pintar a cara e dançar inventando coreografias. Que seja um dia chuvoso para recordar!

Acampem em casa
Chove lá fora e até está a trovejar, monta uma tenda em sua casa, põe almofadas e mantas no chão, acende um par de lanternas e sentem-se a comer bolachas (previamente preparadas e postas num recipiente de plástico para parecer um acampamento verdadeiro) enquanto contas histórias de terror e até de acampamentos anteriores.

https://www.paramim.com.pt/familia/atividades/actividades-divertidas

 

0

Quer escrever um comentário?

Consentimento de cookies