Ovos de páscoa: descubra a sua origem e ideias para decorá-los!

DesktopImage
0
Um plano divertido para fazer com as crianças na Semana Santa é passar uma tarde a decorar ovos, enquanto os mais pequenos descobrem de onde vem a tradição. E depois podem escondê-los e brincar a ver quem encontra mais ovos!


Oferecer ovos na Páscoa é uma tradição muito antiga. Já se ofereciam há séculos como símbolo da ressurreição à saída da missa de Páscoa e hoje são os pais e avós ou padrinhos que oferecem às crianças ovos ou coelhinhos de chocolate. A Semana Santa é uma época especial! Aproveite-a para passar uma tarde divertida com os mais pequenos, contando histórias e decorando ovos de diferentes formas. E logo a seguir podem brincar a escondê-los e ver quem encontra mais ovos. 

PREPARANDO OS OVOS 

A primeira coisa a fazer é preparar os ovos: pode cozê-los ou esvaziá-los.

-     Se optar por cozer os ovos, assim que estiverem frios, podem pintá-los ou decorá-los.

-     Se optar por decorar o ovo vazio para que dure mais tempo, faça (com muito cuidado) dois furinhos em cada extremidade do ovo com a ajuda de um alfinete e sopre por ambos os lados até o ovo ficar completamente vazio. 

TÉCNICAS PARA DECORAR OS SEUS OVOS DE PÁSCOA

Decorados com Washi Tape

Podemos decorar ovos de Páscoa com fita adesiva decorativa, que ficarão muito bonitos. Podem-se combinar diferentes tipos de whasi tape e ir colando pedaços diferentes. 

Ovos pintados ou tingidos

Para pintar os ovos, dê-lhes primeiro uma base branca e, em seguida, pinte-os das cores de que mais gostarem. Se preferir tingi-los, mergulhe-os numa mistura de água morna, vinagre e corante. 

Decorados com fios de cores

É uma questão de pincelar o ovo com cola, ao mesmo tempo que o vamos forrando com fios de cores, fixando-os bem e tendo em conta que cada volta do fio deve ficar bem colada. Para facilitar a tarefa, utilize um fio de tricô mais grossinho. Pode começar pela base e, à medida que for subindo, coloque-o num suporte para ovos para terminar de colar os fios. 

Ovos estilo punk

Se a sua onda é o rock, decorar os ovos com tachas, além de ser uma ideia muito gira é super fácil! Terá apenas de cozer os ovos e, uma vez frios, ir cravando as tachinhas. Ficarão divinais. 

Criatividade ao poder

-       Quando pintar os ovos, pode colocar elásticos à volta dos ovos antes de os mergulhar e, em seguida, quando os retirar, ficarão com umas bonitas listas brancas.

-       Também pode decorá-los com feltro, lantejoulas e tudo o que lhe ocorrer, o melhor mesmo é colocar na mesa diferentes opções e deixar voar a imaginação.

-       Os mais pequenos podem decorá-los com as impressões dos seus dedinhos ou dando beijinhos no ovo com os lábios pintados de cores. 

A LENDA DO COELHINHO DA PÁSCOA

E para terminar de desfrutar de uma tarde divertida, conte-lhes a lenda do coelhinho da Páscoa. Reza a lenda que quando Jesus foi sepultado no túmulo, havia um coelhinho escondido no interior que viu tudo. 

Quando a laje selou a entrada, o coelhinho ficou lá dentro. Mas estava tão escuro que pensou que nunca mais voltaria a ver a luz do sol. De repente, ao terceiro dia, aconteceu algo surpreendente: Jesus levantou-se e um anjo fez rodar a pedra que fechava a entrada e Jesus saiu da gruta! Perante aquele milagre, o coelhinho compreendeu que o homem ressuscitado era o Filho de Deus e que tinha de avisar todas as pessoas do seu regresso à vida. 

Como os coelhos não conseguem falar, lembrou-se de partilhar ovos pintados em todos os lugares para transmitir a mensagem de vida e alegria e foi isso mesmo que fez. Desde então, diz-se que o coelhinho sai todos os Domingos de Páscoa para deixar ovos coloridos em todas as casas para lembrar ao mundo que devemos viver com alegria. 

O que achou deste artigo? Esperamos que tenha gostado! Faça ‘gosto’ ou deixe-nos um comentário, contando-nos como decoraria os ovos de Páscoa. Partilhe as suas ideias e, se lá em casa são gulosos, não perca a nossa receita para fazer ovos de chocolate nestes dias!

0

Quer escrever um comentário?