"It's Our Home": Ações que fazem a diferença no planeta

Família
29/04/2021

A maioria das pessoas quer mesmo proteger o planeta, mas nem sempre sabe por onde começar, de acordo com um novo estudo da Procter & Gamble. Por ocasião da celebração da ‘Semana da Terra’ e como parte do seu compromisso de ajudar a tornar mais fáceis as escolhas sustentáveis para os cinco mil milhões de consumidores que serve todos os dias, a P&G está a lançar uma nova campanha, que inclui um pequeno filme “It's Our Home” para partilhar como pequenas ações em casa podem construir um mundo de diferença para o planeta. 

Vê aqui e partilha!

Pequenas ações em casa podem ter um grande impacto

De acordo com um novo estudo realizado nos EUA pela P&G1, 72% das pessoas querem fazer mais para serem sustentáveis em casa e quase 90% dos pais são inspirados pelos seus filhos para o fazer. Mas menos de metade das pessoas fazem escolhas ambientalmente conscientes em casa com a frequência que desejariam. Para a maioria das pessoas, "não saber como fazer" é a maior barreira para agir de forma sustentável.

Terminar com a lacuna entre intenção e ação e desbloquear a mudança em casa tem o potencial de impactar de forma positiva o planeta através da redução da emissão de gases de efeito de estufa, eletricidade, utilização de água e muito mais. Entre os 28 setores das emissões globais de gases de efeito de estufa (GEE) as “casas” estão entre os três primeiros e são tão significativas quanto o transporte rodoviário2.  A quantidade de eletricidade que utilizamos em casa - acelerada pela pandemia da COVID-19 – deverá quase duplicar até 20503.

Isto significa que as pequenas mudanças que fazemos – tais como usar água fria para lavar a roupa, tomar banhos mais curtos ou fechar a torneira ao escovar os dentes ou a fazer a barba, e reciclar mais – podem ter um grande impacto.

As marcas da P&G visam ajudar as famílias a ser sustentáveis em casa

  • Não fazer a pré-lavagem: Fairy sabe que mesmo pequenas cargas de máquina de lavar a loça podem poupar água. Uma máquina de lavar a loiça em funcionamento pode utilizar até quatro litros de água a cada dois minutos, enquanto uma máquina de lavar a louça certificada ENERGY STAR® utiliza menos litros por ciclo. Assim, se passar apenas 10 minutos por dia a lavar a loiça à mão em vez de escolher utilizar uma máquina de lavar para a limpeza da sua loiça diária e não executar a pré-lavagem, pode poupar-lhe até 100 litros por semana.
  • Fechar a torneira enquanto escovas os dentes: Uma recomendação de Oral B de forma a poder poupar mais de 3 mil litros de água por ano: Sabias que ao fechar a torneira enquanto escovas os dentes estas a poupar 28L de água por dia?
  • Renovar a biodiversidade: A Herbal Essences está a fazer uma parceria com a The Nature Conservancy, nos EUA, para plantar árvores e com o World Wildlife Fund Canada, para plantar plantas nativas, de modo a que exista uma paisagem mais resiliente às alterações climáticas.
  • Recomendação H&S, Pantene, Herbal Essences, Aussie, Gillette e Gillette Venus - Já pensaste na água que podes poupar se fechares a torneira enquanto usas o châmpo? Ou enquanto fazes a barba? Na depilação? Será que a água tem mesmo de estar a correr durante todo o processo? E que tal guardares a água do banho enquanto está a aquecer para outras utilizações? Podes por exemplo regar as plantas.

Sabes como reciclar corretamente? Vê este vídeo da Sociedade Ponto Verde e torna-te num pró da reciclagem!

1Salvo indicação em contrário, todas as estatísticas são provenientes do Estudo "It's Our Home", realizado pela P&G em Toluna, que realizou um inquérito a 1125 consumidores nos EUA, 8 de Fevereiro de 2021
2 - Climate Watch, WRI 220
3 - Administração de Informação sobre Energia dos E.U.A.