O regresso: Como preparar as crianças para a escola

O regresso: Como preparar as crianças para a escola

0

Setembro "dos estudos" já chegou! O regresso é um pouco duro, mas partilhado custa menos. Apoie-se no seu companheiro, porque quando as tarefas são divididas entre os dois, tudo se torna muito mais fácil, vocês são uma equipa!

Setembro "dos estudos" já chegou! E também você tem que voltar ao trabalho depois das férias… Custa, sim, nós sabemos, também nos acontece a nós! Mas pense de forma positiva: os filhos de mães trabalhadoras crescem melhor e são mais felizes, mas são sobretudo mais felizes se a virem feliz a si. Portanto, anime-se e vá em frente!


Começar a escola é um verdadeiro acontecimento, não se lembra como era para si quando era pequena? Ajudá-los a enfrentar este momento com entusiasmo e ajudá-los a manter essa motivação durante os setembros da sua vida é uma tarefa tão bonita para mim como a preparação do Natal. Podem dizer-me que sou louca, mas adoro os começos das novas etapas e cada mês de setembro é um novo começo.

 

A importância de “amar” a escola

A escola proporciona aos nossos filhos uma infinidade de ensinamentos e experiências e ocupa-lhes muitas horas, por isso é importante que aprendam a desfrutar da escola, que gostem de aprender e tirar boas notas, que tenham amigos e que sejam eles a escolher as atividades extracurriculares, porque se não pode ser uma verdadeira tortura!

 

Um regresso positivo

Os "rituais" do regresso à escola podem ajudar-nos a dizer "olá" a esta nova etapa com mais alegria. Como pais, devemos tentar reprimir (ou pelo menos não comunicar ou transmitir) a nossa ansiedade, medos e/ou preguiça no final das férias. Somos o exemplo deles!

 

  • Fale-lhes da sorte que tiveram de poder aproveitar um verão como este, estimulando os seus sentimentos de gratidão para com a vida. Por que não fazem um álbum de fotografias digital?

     

  • Faça-os perceber as vantagens de regressar, as coisas divertidas que os esperam no regresso: os amigos, o desporto, os passeios de outono, o Halloween, o cinema...

     

  • Prepare com todo o carinho as coisas necessárias para começar o novo ano escolar: o uniforme ou a bata, a mochila, o estojo, o material escolar... Façam uma lista juntos e comprem o que falta. Podem ser dias muito divertidos! Quase tanto como aqueles que antecedem uma nova viagem.

     

  • Recorde-se da sua experiência: os anos escolares marcam diferentes etapas na vida, um novo ano escolar, novos colegas, novos professores, novas experiências. Pode ser o momento de considerar novos desafios! Jogar basquetebol, escrever uma história, aprender a pintar com aguarelas...

     

  • E a secretária? Arrumar a mesa de estudo, limpá-la ou renová-la também ajuda a "ficar animado com o regresso". Quanto mais o seu filho gostar do seu "escritório", mais gostará de estar no seu cantinho. Podem decorá-lo com um quadro negro ou um quadro de cortiça e pendurar cartões ou fotografias que ele adore. E não se esqueçam de forrar os livros! Isso sim, é um verdadeiro ritual...

     

  • "O dia anterior" a começar as aulas é um dia muito especial, de certeza que eles estarão um pouco excitados… e você também. Embora seja muito importante irem cedo para a cama, também é importante terminarem as férias com um "final de arromba". Que tal uma sessão dupla de filmes? Podem ir ao cinema ou preparar pipocas e fazerem uma sessão em casa, irem passar um dia no campo ou no parque de diversões. Gostos não se discutem!

 

Olá, novas rotinas

As rotinas não são más, muitas delas são boas e reconfortantes.

De manhã: lavagem expressa, os dentes e o pequeno-almoço com a sua série favorita (para acordarem um pouco mais...).

À tarde: o que vamos fazer para amanhã a meio da manhã? Leve-os para a cozinha e preparem juntos a fruta ou as sanduíches. Escolhemos a roupa para o dia seguinte?

 

O que é que lhes visto?

Se a nós já nos custa decidir o que vestir de manhã, imagine a eles! Se as crianças não usam uniforme e é preciso escolher-lhes a roupa todos os dias, tente tornar o sistema o mais prático possível e isso significa deixar tudo preparado à tarde, quando ainda temos alguma energia… E não se esqueçam também de deixar a mochila pronta!

 

À noite: Lavar os dentes, um duche relaxante com o seu gel favorito.

 

E que tal se dá o seu marido com os penteados? Até pode ter mais jeito do que você (em minha casa é isso que acontece). Podem passar uma tarde qualquer a experimentar fazer os penteados mais simples: um rabo-de-cavalo, dois totós ou uma trança são perfeitos para ir para a escola. Uma trança de lado pode transformar-se numa coroa em menos de um minuto, cruzando-a sobre a testa ou pela nuca. Mas o que é mesmo importante é ter os ganchos e os elásticos à mão!

 

Gostou deste artigo? Sim? Faça ‘Gosto’ ou deixe-nos um comentário! Deixamos-lhe aqui algumas ideias para variar as sanduíches das crianças a meio da manhã e até mesmo as suas!

 

0

Quer escrever um comentário?