9 LIVROS QUE SE DEVEM LER NESTA VIDA

DesktopImage
0
Ler é uma terapia fantástica, para a alma e para a mente, ajuda-nos a sonhar, a relaxar, a desligar e é uma atividade que nos oferece um sem fim de experiências, sem nos levantarmos do sofá. Deixamos-lhe aqui uma lista das nossas leituras incontornáveis!

Sabemos que todos os dias tem 500 tarefas à sua espera e que encontrar um momento para a leitura talvez seja complicado, mas tem de o fazer, porque é saudável! Tome nota destes livros clássicos que não pode deixar de ler: Ausonia fez para si uma compilação de livros que deve ter presente para desfrutar no momento adequado. Ideais para ler no descanso de um guarda-sol no verão, ao calor da lareira (estufa ou aquecedor…) nas frias noites de inverno ou em qualquer momento que possa dedicar a ler umas poucas de páginas.

Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez 

Se precisa de se desligar da sua realidade, este é o seu libro. Nele irá encontrar uma realidade alterada, mas desta vez pelo Realismo Mágico, que entrelaça realidade e fantasia de forma magistral. Mergulhe nas suas páginas e viva 100 anos com a família Buendía; talvez quando o terminar volte a olhar para o mundo e o veja de forma diferente.

Jane Eyre, de Charlotte Brontë 

Se o seu coração necessita de inspiração, deixe-o ler este livro. É delicioso. Foi considerado por muitos como um dos romances precursores do feminismo. É um hino à coragem e ao amor, através de uma história romântica que prende e que está brilhantemente narrada. Vai desfrutar e muito.

O Jogo do Mundo (Rayuela), de Julio Cortázar

O Jogo do Mundo é difícil de descrever, é uma busca, é magia, é uma obra que não se pode catalogar, é amor, é… O Jogo do Mundo. Pode lê-lo de diferentes maneiras, portanto escolha a que mais lhe apetecer e parta para Paris, com os seus protagonistas e os seus delírios. Abra os olhos, leia e desfrute.

Romeu e Julieta, de Shakespeare

Liberte a romântica que tem dentro de si. Apesar de pensar que já conhece a história, ler Shakespeare é “outra coisa”. A beleza singular da sua escrita é única, assim como a forma de dar vida aos seus personagens! Esqueça-se das peças de teatro e dos filmes de cinema, agarre no livro e volte a conhecer os amantes de Verona.

Poesias Completas, de António Machado

Porque a poesia parece ser a grande esquecida do nosso século. Recupere-a e desfrute com obras como esta ou com clássicos, como os 20 Poemas de Amor e uma Canção Desesperada de Pablo Neruda. A beleza, a musicalidade e limpidez dos poemas são um alimento para a alma.

O Nome da Rosa, de Umberto Eco

Se o que gosta é de emoções, de mistérios e dos enredos policiais, esta é uma leitura que não pode deixar de fazer. Deixe-se transportar por Guilherme de Baskerville para uma época passada, plena de intriga, medos e avidez por descobrir a verdade.

Os Pilares da Terra, de Ken Follet

Abra as suas portas a um mundo fascinante de reis, damas, cavaleiros, lutas feudais, castelos e cidades fortificadas. Uma história em que o amor e a norte se entrecruzam violentamente, uma e outra vez. Leia-o e liberte as paixões que vivem no seu interior. Se está num momento em que necessita de voar… vai fazê-la voar.

A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón

Não pode mesmo deixar de o ler. Esteja onde estiver, é um livro maravilhoso, com um pouco de tudo, de vingança, de amizade, de recordações, fantasia, mistério e amor. A ação desenrola-se em Barcelona, e se é um romance com tantos prémios, é porque existe algo nele que tem de descobrir.

The Talking Parcel, de Gerald Durrell

Se precisa de voltar a ser criança e aprender a sonhar de novo, este livro vai devolver-lhe a inocência e a emoção da infância. O mundo de Mitologia é absolutamente mágico, sincero e os seus personagens curiosos e divertidos. No fundo, irá apreciar valores que é bom recordar de vez em quando. Deixe-se levar!

Nós fizemos a nossa seleção, mas há muitas mais obras que merecem a pena ler: 

Alice no País das Maravilhas, O Principezinho, Por Favor, Não Matem a Cotovia, O Senhor dos Anéis, 1984, O Conde de Montecristo, etc. Se ainda não os leu… esperamos que também os desfrute!

Lembre-se que nas páginas rugosas pode encontrar muitas respostas para o seu dia-a-dia, assim como doses de otimismo e forças renovadas para superar aquelas pequeninas coisas que nos preocupam.

Gostou deste artigo? Clique no “Gosto” ou deixe-nos o seu comentário! Talvez também queira ler Livros de sempre para as crianças ou lhe interesse Contos que educam.

0

Quer escrever um comentário?