5 Receitas leves para jantar no verão

5 Receitas leves para jantar no verão

0
No verão, muitos de nós ficamos sem fome e temos tendência a tornar-nos frugívoros, procurando algo leve e fresquinho para encher o estômago. No entanto, não devemos esquecer que precisamos de nos alimentar bem (não só de melão e melancia) e de nos protegermos do calor. Por isso, damos-lhe 5 receitas que são tão deliciosas e tão simples e leves que não conseguirá dizer-lhes "não”. 

Abacate recheado

Simples, rápido e uma receita que cuida da sua saúde e da sua beleza, porque o abacate é muito s-a-u-d-á-v-e-l e antioxidante. Esvazie meio abacate, pique a carne e misture-a com outros ingredientes de que goste (por exemplo, tomate, maçã, coentros frescos, cebolinha, milho doce, cenoura ralada, salmão fumado, atum...) e sirva na casca do abacate, que fará as vezes de taça. Se não couber, o que é provável, pode colocar a mistura sobre uma folha grande de alface ou dividir por várias endívias.

 

Crepes estilo “bretão”, com presunto, ovo e canónigos

É capaz de ser um dos meus pratos favoritos: fiambre, presunto ibérico (um pouquinho), um pouco de queijo, um ovo e, se quiser, uns canónigos fresquinhos. Nham, nham! É delicioso... E é tão simples de fazer que nem sequer lhe damos as instruções. Apenas as da massa integral: 

  • 100 g de farinha de trigo integral
  • 1 ovo
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 300 ml de leite magro
  • azeite virgem

 

  1. Numa taça, deite o ovo e o sal e bata. Coloque a farinha numa tigela, faça um buraco no centro e verta o ovo batido.
  2. Adicione o leite lentamente, mexendo até obter um creme leve. Deixe descansar um pouco. E está pronto para fazer! Se preferir, pode substituir o leite por água ou usar metade de cada.

Tortilha de alho francês e cogumelos

Uma tortilha diferente, moderna e muito suculenta, mais leve do que a normal!

  1. Descasque as batatas e corte-as muito fininhas. Em seguida, retire a parte verde do alho francês e pique a branca.
  2. Aqueça uma colher de sopa de óleo numa frigideira e salteie os cogumelos, bem limpos e cortados até soltarem toda a água. Retire.
  3. Numa frigideira funda, adicione o óleo e as batatas e refogue em lume brando até ficarem douradas. Adicione o alho francês e deixe refogar mais 5 minutos.
  4. Junte os cogumelos, bata os ovos e polvilhe-os com salsa, pimenta e sal.
  5. Misture tudo com uma colher de pau até os ovos ficarem ligeiramente ligados, mas tenha em conta que devem ficar bem moles, como se estivessem “meio desfeitos” – é a graça toda deste prato.

 

Gaspacho de beterraba com gambas

Gosta de cremes frios no verão? Então, vamos dar um toque novo ao gaspacho!

  1. Pele os tomates e parta-os em quartos, juntamente com a beterraba, a cebolinha e o alho, e coloque tudo no copo do liquidificador.
  2. Adicione o vinagre, o sal a gosto e a água. E ainda o azeite, mas reservando 1 colher de sopa.
  3. Triture tudo muito bem e passe pelo coador antes de colocar no frigorífico para arrefecer.
  4. Descasque as gambas, tempere-as com sal e pimenta e salteie-as numa frigideira com o azeite que reservou. Deixe amornar.
  5. Divida o gaspacho pelas tigelas e distribua as gamas, colocando um pouco de cebolinha por cima.

Salada de quinoa ultra fresquinha

A minha favorita: prepare uma base de quinoa integral e canónigos. Adicione pepino, pimento verde e cebola cortadinha. Junte uns tomates cherry e um pouquinho de queijo feta (ou muito pouco, a gosto) e tempere com um fio de azeite e lima. Além de saudável e detox é tão boa!

 

O que achou deste artigo? Gosta? Certamente que tem mais ideias! Partilhe-as connosco e adicione-as à lista nos comentários. E se o que quer é fazer uma sobremesa, dê uma olhadela no nosso artigo para fazer gelado de queijo e gelado de frutas.

 

0

Quer escrever um comentário?