Frutas e legumes da época - Inverno

Frutas e legumes da época - Inverno

0
Os pratos quentes e caseiros ajudam-nos a fintar estes dias de frio. Descubra as frutas e verduras típicas desta temporada e inspire-se.

Quando o inverno chega e o clima fica mais frio, parece que os mercados ficam sem vegetais e produtos naturais. Mas isso não é verdade! Existe ainda uma grande quantidade de legumes e frutas sazonais disponíveis para incluir em receitas deliciosas, embora a variedade seja mais limitada.

Os alimentos frescos, típicos de cada altura do ano e do país ou lugar onde se viva, são os que têm propriedades mais benéficas para o nosso corpo. Ainda hoje temos acesso a alimentos vindos de todo o mundo, sendo que os especialistas recomendam escolher-se os locais, já que está comprovado que os mais naturais e saudáveis são aqueles que não tiveram que ser conservados e que foram cultivados de forma genuína.

Para além de terem um sabor mais rico, as frutas e legumes da época contêm nutrientes importantes para proteger a nossa saúde nestes meses tão propensos a vírus e constipações, como as vitaminas A, C, B6 e K, ácido fólico e potássio. Lembre-se que o inverno também é a altura ideal para abrir as compotas e as marmeladas naturais, preparadas durante o verão. Deixe-se surpreender com as nossas sugestões e adicione as suas carnes e peixes preferidos.

As verduras e hortaliças

Durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, as hortaliças e verduras realçam o sabor dos guisados e fazem parte de deliciosos purés. E podemos ainda contar com a cenoura, alho-porro, nabo, grelo, aipo e couve-flor. Esta é também a temporada dos cogumelos de todos os tipos, da abóbora, batata doce, cebola, pimentão, beterraba... no fundo, uma grande oportunidade para comer saudavelmente, apreciando os sabores do campo e compensando alguns excessos.

Saladas

Como substitutos da alface de folha verde temos a couve, endívias, acelga, e folhas de beterraba, que são menos amargas com as temperaturas frias. Endívias com queijo azul, beterraba assada e nozes ou amêndoas; erva-doce com rabanetes e maçãs, ou aipo ralado com molho de mostarda, são pratos deliciosos e originais que vai, com certeza, adorar.

Frutas

As frutas de inverno chegam carregadas de vitaminas, especialmente os citrinos, como as laranjas, clementinas, limões, limas e toranjas. É também a altura ideal para desfrutar das uvas, das bananas e romãs, marmelos, anonas, caquis e maçãs, abacaxis e abacates. Os frutos secos de colheita (amêndoas, nozes, castanhas) atingem a maturidade nestes meses de inverno.

Gostou deste artigo? Deixe-nos um comentário! Talvez lhe interesse conhecer algumas outras receitas como "Creme de Abóbora, espinafres frescos e salsa" e "Estufado de perú com vinho tinto e salva" ou Carne de porco com cominhos, mel e limão.

0

Quer escrever um comentário?