Como ultrapassar a ressaca (que não pensava ter) depois de um casamento

article
0
Adoramos festas… E mais ainda as festas de casamento! Lembra-se de dizer: "Vou só beber um pouquinho"? Pois! O pouquinho transformou-se em muito e agora tem como companhia a mãe de todas as ressacas, mas tenha calma, nós temos a solução para si!


Vejamos a situação. Levanta-se e quase não sabe nem quem é, nem que dia é ou nem o que aconteceu ontem... Custa-lhe abrir os olhos mais do que o normal, tem a boca seca e dói-lhe tudo. Porquê? Bem, porque ontem passou um dia espetacular, divertiu-se à grande, foi um dia de festa e um dia não são dias, certo? Bem, ninguém lhe pode tirar os momentos divertidos que passou, mas a ressaca tiramos-lha nós. 

Teoria da ressaca, o que é e porquê?

Se está com ressaca, é porque sofre de uma intoxicação aguda. O seu principal problema é estar desidratada e com uma dor de cabeça infernal, boca seca e sensação de vertigem. Também pode estar com náuseas, tonturas, fadiga e cãibras musculares, ah, e ter uma desagradável dor de estômago, o pobre coitado está irritado. O seu corpo está com falta de açúcar, água, descanso e sossego. 

Recuperação passo a passo "modo on" 

1. Quando acordar, a escuridão será a sua amiga (se na noite passada não baixou as persianas ou não correu as cortinas, faça-o agora). Tudo soa 3 vezes mais alto do que o normal, sente "guinadas" na cabeça e a luz agrava o mal-estar. Nota: esperamos que se tiver filhos, estes estejam com os avós, pelo menos até a hora do almoço... ou do jantar.

2. Beba um copo de água, mexa-se até à cozinha e faça um sumo de laranja ou coma uma. Precisa de vitamina C e o melhor é sentar-se. Depois pode fazer várias coisas (tal como nos livros de "escolha a sua própria aventura"): a) Voltar para a cama e continuar a dormir. b) Aplicar uma máscara facial após lavar bem o rosto e voltar para a cama para deitar-se de costas durante um pouquinho (é incrível: cuidar da sua pele ajuda-a a sentir muito melhor). c) Tentar tomar o pequeno-almoço.

 3. Um bom pequeno-almoço, mesmo que lhe provoque náuseas, é a melhor receita para vencer a ressaca. Umas boas torradas com azeite, tomate e presunto ibérico e um chá verde ou branco, suave, irão repor-lhe as energias. Nota: evite a cafeína. Favorece a desidratação e a irritação do fígado e piora a ressaca e não queremos isso, pois não?

 4. Tome um duche, de preferência morno, para desterrar os cheiros da festa com os seus aromas favoritos e, de caminho, desembaraçar o ninho de ratos que está o seu cabelo. Já experimentou a coleção Herbal Essences bio:renew!?. Devolve a vida ao seu cabelo (e aos seus pobres sentidos) com o poder da natureza, há 7 variedades diferentes (cada uma constituída por champô e condicionador), que contêm uma mistura de antioxidantes essenciais, aloé e algas marinhas e ainda múltiplos níveis de fragrâncias.

 5. Se não pôs uma máscara antes, faça-o agora. Uma daquelas máscaras para os olhos. Há também para as mãos e pés, cuidar-se e mimar-se far-lhe-á bem.

 6. Volte para o sofá e ponha uma série ou um filme e durma. A melhor maneira de ultrapassar a ressaca é dormir: quanto mais dormir, menos ressaca terá.

 7. Se não adormecer no sofá, pode enviar mensagens de voz pelo WhatsApp (não lhe recomendamos nada que olhe para o ecrã, agravará a dor de cabeça) e partilhar o seu mal-estar com os outros convidados de casamento ou abraçar o seu companheiro e deixar que o tempo cure. Mas, claro, com outra garrafa de água por perto. Beba, beba e beba.

 8. Irá sofrer de ataques de fome, a culpa é da redução dos níveis de açúcar no sangue. E mesmo que o corpo lho peça, o melhor NÃO é comer um hambúrguer nem tão pouco uma pizza, o mais recomendável são os alimentos mais leves, como bolachas, pão e alimentos ricos em frutose, uma vez que ajudam a metabolizar o álcool, eliminando-o assim mais rapidamente. A manga, os espargos verdes, o salmão, os ovos, as maçãs, o arroz, o leite, as laranjas, os espinafres, o mel e o óleo são seus amigos. O seu corpo irá pedir-lhe McDonalds, mas ele hoje é o anjo mau... O Para mim é o bom.

 9. Esqueça a cerveja "post-party" (que só contribui para atrasar a melhoria, palavra de honra) e deixe o tempo passar tranquilamente. 

Minimize os danos, prevenir é importante

Já sabemos que não estava a pensar beber, ou pelo menos não muito, mas já nos conhecemos... 

Tenha em atenção que nem todas as bebidas alcoólicas são iguais: as mais escuras (que levam mais açúcar) são as que provocam mais ressaca, por isso o vinho tinto é pior do que o branco e o uísque ou o rum são mais letais do que a vodka ou o gim. 

Misturar também agrava a situação: vinho, cerveja, copos e shots são sinónimos de morte; e tudo fica ainda pior quando se mistura álcool com bebidas gaseificadas. 

Por isso, previna-se, se souber (ou intuir minimamente) o que vai beber:

- Coma bem ao jantar, mas lentamente, para não ficar com a comida a "rebolar" no estômago.

- Beba água entre as bebidas e os shots.

- Escolha as bebidas alcoólicas que lhe dão menos ressaca.

- Tente fazer o mínimo de misturas possível.

- Tomar um ibuprofeno antes de dormir, com bastante água e algo para comer, faz magia.

- Dormir com uma garrafa de água na mesa-de-cabeceira.

 

O que achou deste artigo? Esperamos que tenha gostado e a ajude! Se este é, para si, um ano de casamentos, veja os nossos outros artigos, há imensas ideias de que irá gostar! Ah, e deixe-nos um comentário.

0

Quer escrever um comentário?