À procura de trabalho: 3ª fase - dicas para uma boa entrevista de emprego

procura-de-trabalho-3-fase
0
Anda à procura de emprego? Vai a uma entrevista? Siga as nossas dicas e saiba como preparar-se para uma entrevista de emprego.

1. Conhecimento
Quando for chamada a uma entrevista de emprego, faça alguma pesquisa sobre a empresa à qual se candidata. Com a informação recolhida coloque algumas perguntas relacionadas, revelando dessa forma ser uma pessoa interessada.

Dica: se algumas das informações recolhidas for bastante positiva (conquista recente de um novo Cliente, por exemplo), coloque uma questão sobre o assunto, para que o empregador se sinta também ele motivado e dentro de um espírito positivo.

2. Curriculum na ponta da língua
É muito importante que as informações do seu curriculum sejam todas verdadeiras. Certifique-se que não comete nenhuma gafe entre o que diz e o que está no curriculum. E tenha atenção aos “tempos mortos” (sem trabalho): são oportunidades para mostrarmos que também fazemos outras coisas importantes (formações, voluntariado, tempos livres).

Dica: leve sempre consigo um curriculum impresso ou em formato digital, para alguma emergência.

3. Perguntas e respostas
Prepara-se convenientemente para as perguntas do empregador. Escreva num papel as respostas em tópicos para que possa praticá-las e decorá-las. Mostre sempre um discurso coerente e sincero.

4. Equilibradamente confiante
O excesso de confiança muitas vezes acaba por traduzir-se em arrogância e isso é de evitar completamente. Seja bem-disposta e simpática no geral, e assertiva quando falar da sua experiência profissional. Se considera ter pontos fracos, não os enumere como se fossem factos irremediáveis (vai acabar por passar uma imagem de pouca confiança). Mostre-se disponível para aprender e convicta que as suas qualidades poderão ser úteis para a empresa.

5. A imagem conta
É inegável que uma boa imagem produz efeitos positivos no empregador. Por isso, certifique-se que o look escolhido é apropriado à área de trabalho à qual se candidata.

Dica: evite os excessos de maquilhagem e de acessórios. Opte por um visual discreto e sereno.

6. A horas, claro
Se chegar atrasada à entrevista não há desculpa que lhe valha. Saia de casa com tempo, evite situações stressantes (que um eventual atraso adensará) e chegue cerca de 10 minutos antes da hora marcada.

0
Tile or Banner Image

Registe-se no Para Mim hoje!

Inscreva-se para acesso exclusivo a cupons e amostras grátis

Quer escrever um comentário?