10 FILMES PARA VER COM AS CRIANÇAS NO HALLOWEEN, COM OS SUSTOS CERTOS!

halloween
0
Ver filmes de terror ou de magia e bruxas é uma atividade divertida e familiar. Mas, por vezes, algumas imagens, temas ou personagens podem ser demasiado pesados e assustadores para as crianças. Se anda à procura da lista perfeita de filmes para verem juntos neste Halloween, ela aqui está: vão divertir-se, mas não terão pesadelos!

Shannon Colleary, mãe de duas meninas e blogger, partilha connosco a sua experiência com a escolha dos filmes: “que causem formigueiro, mas que não perturbem as crianças”.

"Faço sempre uma pesquisa sobre o filme", afirma. Chega mesmo a vê-lo, porque assim pode saber de antemão quais são os elementos visuais ou os temas que podem perturbar as suas filhas. Se ainda não viu o filme, Shannon procura opiniões, informa-se e pede conselhos junto da família e amigos. Também costuma consultar os sites que se dedicam a classificar os filmes para crianças ou as redes sociais, como o Facebook e o Twitter. "Se não encontrar a informação que precisa, faça uma consulta online, funciona muitas vezes ainda melhor."

Depois de se informar sobre o filme que as crianças vão ver, Shannon conversa com elas sobre o filme. Explica-lhes do que se trata e analisa algumas das coisas que irão ver: "Deixo que sejam elas a decidir se querem ver ou não". Shannon acredita que ao conseguir envolver as crianças na seleção do filme, proporciona-lhes uma sensação de controlo e, consequentemente, ajuda-as a sentirem-se mais seguras. "Se as minhas filhas estão a ver um filme que está a ultrapassar os seus limites, sabem que podem parar e às vezes fazem-no!".

Com as sugestões de Shannon em mente, recomendamos-lhe aqui 10 filmes sobre o tema do Halloween para toda a família. Temos a certeza de que os seus filhos vão gostar:

Charlie Brown e a Grande Abóbora (1966)

Se este clássico ainda não fazia parte da sua lista, tem que acrescentá-lo. Todos os anos, na noite das bruxas, Linus senta-se numa plantação de abóboras à espera que apareça a Grande Abóbora. Embora a abóbora continue sem aparecer, ano após ano, Linus jura que voltará a ficar à sua espera no ano seguinte.
Para maiores de 4 anos.

Harry Potter (2001 a 2011)

O Halloween não seria o mesmo sem mergulharmos nas aventuras mágicas deste jovem mago. Mas atenção, porque apesar do primeiro filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal, ser adequado para crianças com mais de 8 anos, os filmes seguintes da saga são mais obscuros e os temas também se tornam mais complicados. Deixamos-lhe aqui a lista por idades:

Harry Potter e a Pedra Filosofal: a partir dos 8 anos.
Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: a partir dos 10 anos.
Restantes filmes: a partir dos 12 anos.

Os Caça-fantasmas (1984)

Quem é que vão chamar? Os Caça-fantasmas! Partilhe com os seus filhos as aventuras destes "agentes especiais", não é um filme que possa cair no esquecimento: tem de o ver! Mas tenha em conta que há algum humor para adultos e insinuações sexuais, por isso recomendamo-lo a partir dos 10 anos.

O Estranho Mundo de Jack (1993)

É ideal para o Halloween e para o Natal. Esqueletos, personagens horripilantes e brinquedos assombrados; para os mais pequenos é um pouco tenebroso, por isso escolha-o só a partir dos 7 anos.

A Casa Fantasma (2006)

D.J. Walters é um rapaz de doze anos que meteu na cabeça que havia algo de estranho na casa do velho Nebbercracker, no outro lado da rua. Na véspera de Halloween, a bola com que brincam na rua enfia-se, inexplicavelmente, dentro da casa. Recomendado a partir dos 9 anos.

Gasparzinho (1995)

Cativante, terno, inocente. Este filme é sobre uma jovem que se torna amiga de um fantasma muito simpático: Gasparzinho. Embora a mansão seja um pouco assustadora, os calafrios são mínimos. Recomendado a partir dos 6 anos.

ParaNorman (2012)

O tema é um pouco forte: Norman é uma criança que vê os espíritos das pessoas que morreram e o elenco de fantasmas e zombies poderá assustar as crianças pequenas. No entanto, é um filme com muito bom fundo, para heróis pequeninos. Por isso, é recomendado para maiores de 9 anos.

Beetlejuice (1988)

Um casal de fantasmas (Geena Davis e Alec Baldwin) contrata os serviços de Beetlejuice (Michael Keaton), um especialista em assustar mortais, para que ele afugente os novos proprietários da sua casa. É imperdível. No entanto, o tema da morte e do suicídio adolescente estão muito presentes, portanto ponha-o apenas para as crianças a partir dos 9 anos.

Abracadabra (1993)

O que seria do Halloween sem um filme de bruxas? Este filme é uma comédia sobre uma excêntrica família de irmãs bruxas que se alimentam da vitalidade das crianças para se manterem jovens. É um dos nossos favoritos, encantador e com um toque que nunca passa de moda. Recomendamo-lo para crianças maiores de 11 anos.

Frankenweenie (2012)

Dirigido por Tim Burton, o filme interpreta a clássica história de Frankenstein, mas do ponto de vista de um menino que ressuscita o seu cão morto. Tenha em atenção que o tema da morte de animais de estimação pode ser demasiado intenso para as crianças sensíveis. Para maiores de 9 anos.

Se A Minha Cama Voasse (1971)

Suba a bordo deste maravilhoso musical da Disney. Embora a Segunda Guerra Mundial e os nazis estejam presentes, ambos são tratados de forma leve. Para crianças a partir dos 7 anos.

** As recomendações etárias para estes filmes são subjetivas; se pensa que os seus filhos estão preparados para os verem, deixe-os ver consoante a idade que considere adequada.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça ‘Gosto’ ou deixe-nos um comentário se tiver algum outro filme de Halloween que queira partilhar connosco. Pode ver todos os nossos artigos de Halloween aqui

0

Quer escrever um comentário?