Plano mensal de despesas: fácil de fazer e muito útil

Plano mensal de despesas: fácil de fazer e muito útil

0
Descarregue o nosso plano de despesas e perceba como gasta o dinheiro e onde pode poupar. É uma ferramenta prática para organizar as contas.

Sofia Antunes assume-se como “uma pessoa mesmo muito organizada” e, por isso, acha fundamental arrumar todas as contas do mês numa folha de Excel para perceber como gasta o dinheiro. E quando falamos de “todas as despesas” queremos dizer mesmo todas, desde escolas às compras, da roupa aos cafezinhos e os gelados dos miúdos. Tudo.

Porquê?

Sofia tem três filhos e muitas despesas. E começou a fazer isto, precisamente, numa altura em que “estava muito mal de dinheiro e foi o que me valeu”, explica. Ao perceber o dinheiro que gastava por mês em cada coisa, e em tantas coisas, conseguiu reduzir drasticamente as despesas. E você, assim que começar a ver as primeiras somas do dinheiro gasto em compras supérfluas, verá que valeu a pena.

Para quê?

Como conta Sofia: “Havia meses em que gastava o dinheiro em coisas que podia não ter gasto: queijinhos e iogurtes 'xpto', pequenos-almoços na rua, jantares fora... também comprava imensos presentinhos para oferecer aos filhos dos amigos e etc.. Comecei a reduzir nisso tudo. Não valia a pena”, explica, sublinhando: “Quando não pode ser, é mesmo preciso cortar”.
Após uns meses a fazer estes planos de despesas, também percebeu que o supermercado onde costumava fazer as compras não era a melhor opção. “Hoje em dia faço compras noutro supermercado e compro os frescos noutro sítio. Compensa”, conclui.

Quando?

Cada um é cada qual. Faça-o quando lhe der mais jeito. Se prefere perder uns minutos todos os dias, preencha-o diariamente. Se prefere fazê-lo no fim do mês, avante. Mas quanto antes começar, melhor!

Como?

  • Guarde os talões de todas (todas!) as compras e peça ao seu marido que faça o mesmo. Arranjem um lugar em casa para os ir juntando.
  • E quanto ao plano de despesas, o melhor mesmo é ver a folha de Excel que Sofia usa e que gentilmente partilhou com tod@s nós. Descarregue-a aqui e poupe o tempo que iria perder a fazer uma de raiz. As células do documento já estão formatadas para fazer os cálculos dos subtotais e dos totais. Pode mudar os títulos ou apagar células, mas se acrescentar novas, não se esqueça de ver se as fórmulas de cálculo se mantêm válidas.

Dica:

Se não sabe trabalhar com o Excel, pode começar a aprender aproveitando a ajuda que encontra aqui:

Microsoft Office - Excel: Ajuda e procedimentos

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. ***

0

Quer escrever um comentário?