Conheça os finalistas do projeto Movidos pelo Desporto e ajude-os a ganhar 7.000€

Família
3/06/2022

Já são conhecidos os 3 projetos finalistas da iniciativa“Movidos pelo Desporto”, uma iniciativa da P&G, promovida pelo Paramim com o apoio do Comite Olímpico Portugês, com o objetivo de apoiar projetos desportivos, a nível nacional.

Para a seleção dos finalistas, foram tidas em consideração características como a exposição das propostas, o relevo e a viabilidade dos projetos, bem como o seu enquadramento face ao projeto de cidadania da P&G.

Conheça os projetos finalistas e ajude-os a ganhar 7.000€, votando no seu preferido.

  1. Pelo Direito das Crianças ao Desporto

Texto de candidatura:

Fazer desporto faz bem à saúde das crianças e dos jovens, nesse sentido, são cada vez mais os pais que apostam no desporto como forma de ocupação dos tempos livres dos seus filhos, reconhecendo que este veicula um conjunto de valores e virtudes. Realizar exercício físico, seja em que idade for, pode trazer um conjunto de benefícios, não só a nível físico, como psíquico e social: - a nível físico, o desporto ajuda no combate à obesidade, reduz o risco de doenças cardiovasculares, fortalece os músculos, ossos e articulações; - a nível psíquico, eleva a autoestima, autoconfiança e fairplay (consciencialização de valores éticos e morais) dos praticantes; - a nível social, o desporto assume-se como um lugar privilegiado para se estabelecerem laços sociais de amizade, permitindo a partilha de sentimentos e dando à criança/jovem sentimento de pertença a um grupo, procurando evitar o absentismo escolar e promovendo a inclusão social.

Assim, considerando, por um lado, que a Educação Não Formal e o Empowerment (saber fazer) têm um papel determinante, e que, através do desporto é possível trabalhar as competências pessoais e sociais dos praticantes e as condições de saúde, tendo como resultado, entre outros, uma melhoria das habilitações académicas e, que por outro lado, a privação do acesso a este tipo de atividades pode incentivar a comportamentos desviantes ou menos adequados, pretendemos através deste projeto deslocar as crianças/jovens dos locais de residência para a sede de freguesia, onde se encontram os equipamentos para a prática de desporto em grupo.

“Saavedra a pagaiar… a divertir, integrar e educar!”

Texto de Candidatura:

A nossa candidatura à campanha “Movidos pelo Desporto” tem por objetivo proporcionar aos nossos jovens e crianças que praticam canoagem melhores condições para continuar a concretizar sonhos! As nossas instalações são muito antigas e são já inadequadas às nossas necessidades, nomeadamente os balneários, “ginásio” e armazém das embarcações. Pertencemos a uma comunidade onde há muitas carências ao nível económico, sócio e cultural, mas ainda assim somos uma vila que acolhe (e muito bem) imensos emigrantes das mais diversas zonas do mundo: Brasil, Índia, Nepal, Bangladesh... Ao longo dos anos temos proporcionado a muitas crianças conhecer realidades bem diferentes das que conhecem, que doutra forma jamais conheceriam. Alguns destes jovens conseguiram através dos seus resultados garantir um futuro! A família Saavedra Guedes é sem dúvida alguma movida pelo desporto! Praticamos desporto saudável e promovemos convívio, espírito de equipa e de partilha de e para com todos!

  1. “Projeto ADAPTATE”

O Projeto ADAPTATE nasceu da paixão pelo Futsal e da vontade de fazer mais e melhor pelas pessoas com limitações físicas e/ou psíquicas.

Este projeto de INCLUSÃO SOCIAL teve início em 2018 e está inserido na Secção de Futsal do Sport Clube Beira-Mar, sendo dinamizado pelos Escalões da Escolinha de Futsal, junto das crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos.

Este projeto conta com a Parceria da APPACDM – Aveiro (Entidade catalisadora do envolvimento social, desportivo e cultural destas pessoas).

Desde que o projeto ADAPTATE iniciou, já foram promovidas várias atividades desportivas, culturais e sociais, potenciando patamares de equidade e igualdade, aproximando diferentes realidades do nosso dia a dia.

São pessoas diferentes que devem ser olhadas de forma igual e merecem o seu espaço na sociedade atual!

Queremos promover a integração e igualdade!

PROJETO ADAPTATE_FUTSAL PARA TODOS - Um Projeto de INCLUSÃO e Paixão AURINEGRA

Conceito do Projeto:

- Dinamização de uma Equipa de Futsal Adaptado;

- Integração de adultos com limitações psicomotoras;

- Inclusão, igualdade e oportunidade para todos, através das crianças (cultura de futuro, plantar desde cedo a igualdade de direitos e oportunidades).

Modelo e Implementação do Projeto:

- Lúdico e Pedagógico;

- Jogo como ferramenta de desenvolvimento (treino adaptado para a prática desportiva, coordenação motora e aperfeiçoamento técnico).

Programa de atividades para os próximos anos:

- Inclusão do Projeto junto de outras modalidades do Clube e, porventura, junto de outros Clubes locais, regionais e nacionais;

- Promoção de um torneio/encontro de Futsal Adaptado na Região de Aveiro;

-  Divulgação e Promoção do Projeto junto de outras Instituições Particulares de Solidariedade Social;

- Celebração de novos protocolos com outras Instituições da Região de Aveiro, bem como de outras Entidades Regionais ou Nacionais;

- Investimento em melhores condições de treino e de bem-estar, para capitalizar as competências individuais de cada beneficiário, bem como na prestação de serviços complementares de integração e acompanhamento das pessoas envolvidas no Projeto;

- Aumento do número de Pessoas Beneficiárias envolvidas no Projeto, estimulado pela abordagem holística do Projeto, pelo crescimento dos recursos financeiros, físicos e humanos disponíveis, bem como pelas novas parcerias criadas em prol de uma sociedade mais inclusiva e agregadora.