Miniguia para tirar fotografias com o telemóvel

Miniguia para tirar fotografias com o telemóvel

0
Dizem que "a melhor máquina fotográfica do mundo é aquela que tem naquele momento" e a do telemóvel, por sistema, já há muito tempo que nos acompanha para todo o lado. Aprenda a utilizá-lo connosco e ficará com imagens e momentos preciosos, porque... Sabe que tirar fotos ajuda a memorizar o que vivemos?

As fotografias e a memória

Sabia que uma pessoa que tira fotografias tem um recordação mais clara, real e completa do que viveu do que outra que não as tira? O cérebro é incrível e, embora nos custe compreender exatamente o porquê, a verdade é que é assim. A mente capta a imagem, o momento, a essência e, em seguida, fica com uma recordação captada (a foto) para vê-la quantas vezes quiser no arquivo do telemóvel. Quanto mais essa recordação é vista e partilhada com os outros, mais consolidada fica na nossa memória.

Miniguia prático (para captar lembranças e momentos todos os dias e mais ainda nas férias!), cortesia da Pantene

  • Mantenha a lente limpa: a lente da câmara é um dos componentes mais expostos do telefone. Limpe-a sempre bem com um pano macio antes de tirar uma fotografia! A camurça dos óculos é fantástica.

     

  • Esqueça o zoom, aproxime-se do objeto de interesse: evite o zoom digital e os recortes na altura de editar a fotografia, uma vez que deixará ficar muita qualidade pelo caminho. O melhor mesmo é aproximar-se.

     

    Uma dica: As fotos de pormenores são ótimas, o fundo fica dissimulado por detrás do que capta em primeiro plano e ficam fantásticas.

     

    Tente encontrar o enquadramento perfeito: é uma das coisas mais importantes. Selecione quais os elementos a aparecer na "cena", deixando sempre "ar" (espaço) à volta do nosso objeto principal. Por exemplo, se for tirar uma foto da sua filha a olhar para a direita, a fotografia ficará melhor se enquadrar a sua filha à esquerda e deixar ar no lado direito para seguir esse olhar. 

  • A regra dos “terços”: por vezes, o centro da imagem não é o que tem mais interesse. Para estes casos, e seguindo esta regra, pode situar os centros de interesse da fotografia nas intersecções que resultam da divisão do plano da fotografia em nove partes iguais (três divisões verticais e três divisões horizontais). A maioria dos telemóveis possuem a opção "quadrícula", navegue nos menus e ative-a para tornar as composições mais estáveis.

     

  • Aproveite a luz do dia: à noite, a qualidade das fotografias perde muito. Por isso, mais vale "agora" do que "depois". Mas claro, cuidado com a sobre-exposição à luz, os melhores dias para tirar fotografias de exterior, embora ninguém acredite, são os nublados, uma vez que não existem os contrastes sombra-luz que existem nos dias soalheiros.

     

    Uma dica: quando há muito sol, utilize árvores ou locais que lhe possam proporcionar sombras e lembre-se sempre de tirar a foto de costas para o sol.

     

  • Foque bem: a maioria dos smartphones permitem-no fazer, tocando diretamente na zona que nos interessa. Faça-o antes de disparar e assegure-se que a imagem está o mais focada possível.

     

  • Atenção à inclinação: por alguma estranha razão, não tiramos as fotos com o telefone direito, mas sim ligeiramente inclinado para baixo e, assim, a perspetiva fica distorcida. Lembre-se e coloque-o direito, para que a imagem fique mais real e favorecedora.

     

    Uma dica: pode pôr-se de cócoras, sentar-se ou até mesmo deitar-se no chão para conseguir uma perspetiva diferente. Alterar a altura do ponto de vista é uma opção para fugir à fotografia convencional clássica. 

     

  • Procure estabilidade: pode utilizar um tripé pequeno ou arranjar algum ponto de apoio na altura de disparar, para a foto não sair tremida.

     

    Uma dica: Não dispare tocando no ecrã, há sempre um botão no telemóvel que pode ter a função de disparo do obturador. Já pensou em comprar um stick para selfies? O seu segredo é que não servem apenas para tirar selfies...

     

  • Seja criativa:
    • Utilize "molduras" naturais para enquadrar as suas imagens, uma cerca, uma porta, uma janela.
    • Brinque com os reflexos, nos vidros e na água.
    • Procure pontos de fuga. Estradas, pontes, carris de comboio... Dão dinamismo e profundidade através das linhas que se projetam em direção ao infinito e convergem num ponto.

       

  • Fotografias com escuridão: antes de recorrer ao flash, é melhor que alguém ilumine com uma lanterna (uma daquelas normais ou a de outro telemóvel) o objeto que quer iluminar. Em seguida, tire a foto e já está!

     

  • Edite a fotografia: eu gosto muito da aplicação SnapSeed, pode descarregá-la no Google Play e é muito boa e, ainda por cima, é grátis! Pode usá-la para equilibrar a foto se tiver saído torta, para focar e definir, para dar mais luz às cores, etc.

     

  • Sorrisos perfeitos: o telemóvel tem a opção de "encontrar sorrisos" e um rosto sorridente melhora qualquer foto, sem dúvida alguma. Cuide sempre do seu sorriso e o dos seus com Oral-B. Stages para as crianças, Pro-Expert ou 3D White para si. Não importa onde estejam, leve sempre na mala as vossas escovas de dentes Oral-B!

 

O que achou deste miniguia? Para começar não está mal! Com um pouco de habilidade e um telemóvel decente, pode tirar fotografias muito bonitas. Desfrute e encontre mais dicas divertidas como estas na página da Pantene!

 

0

Quer escrever um comentário?