Dicas para poupar em casa

Dicas para poupar em casa

0
No dia a dia é cada vez mais necessário evitarmos gastos desnecessários. Conheça algumas dicas que a vão ajudar a poupar em casa.

Poupar na comida

Desperdiçar comida nunca é uma boa opção, especialmente nesta altura das nossas vidas. Saber aproveitar os restos, fazer refeições mais económicas (mantendo-as nutritivas, claro!), elaborar listas que nos ajudem a comprar apenas o necessário, na quantidade certa, são apenas algumas dicas para conseguirmos poupar mais.

Poupar na água

Muitas vezes a conta da água reflete apenas os maus hábitos diários que temos em casa. Fazer descargas de autoclismo desnecessárias, deixar a torneira aberta enquanto lavamos os dentes ou não arranjar aquela torneira que está há meses a pingar (tudo junto são dezenas e dezenas de litros de água desperdiçada), são apenas alguns dos exemplos mais correntes.
Na casa de banho, opte por ter um autoclismo de dupla descarga: uma total e outra parcial, para evitar gastar sempre toda a água armazenada.
Nas torneiras, coloque redutores de caudal. Desse modo vai diminuir a quantidade água que sai das torneiras, e nem vai dar pela diferença!
Na lavagem de roupa, não faça "meias-máquinas". Deixe acumular roupa suficiente para que possa fazer uma só lavagem e, desse modo, poupar água (e detergente, já agora!).

Poupar na eletricidade

Tal como acontece com a conta da água, muitas vezes não nos podemos espantar com o valor ao fim do mês da conta da eletricidade. Especialmente se nos lembrarmos de todas as vezes em que saímos de uma divisão sem desligar a luz, por exemplo.
Aproveitando o embalo, sugerimos que utilize em toda a casa, lâmpadas de baixo consumo, para uma forma simples de poupar (duram mais e custam menos do que as lâmpadas normais).

E tem a certeza que quer gastar dinheiro a secar a roupa na máquina num dia de Sol? Porque não experimenta secar a roupa ao ar?

Desligue todos os aparelhos da ficha, pois apenas dessa forma pode cortar o consumo de energia. Todos os que ficarem com aquela luzinha vermelha ligada (luz de standby) vão estar a acrescentar euros à sua fatura.

Dica: os bons hábitos começam desde cedo. Ensine os seus filhos e explique-lhes as vantagens que estas dicas para poupar em casa trazem, não só para a carteira (sobra mais dinheiro para brinquedos!) como também para o ambiente (tema em que os mais pequenos são mais suscetíveis).
Leia também sobre como Poupar no supermercado.

0

Quer escrever um comentário?