As cidades europeias mais mágicas para visitar no Natal
É verdade que qualquer sítio tem mais encanto no Natal, mas não resistimos em partilhar consigo aqueles lugares que valem mesmo a pena conhecer nesta época do ano. Descubra-os e aventure-se a conhecer cada um deles nos próximos natais.
Colmar (França)
Uma pequena cidade na fronteira de França com a Alemanha, Colmar não é um destino típico turístico, mas é cada vez mais conhecida por ser a casa do mais famoso mercado de Natal de toda a Alsácia.
Conhecida como “a pequena Veneza francesa”, pela quantidade de canais que a percorrem, o seu charme vem principalmente pelas coloridas casinhas dispostas nas margens do rio. É ainda a capital do vinho da Alsácia, pelo que aqui se podem provar diversas variedades do mesmo.
É o cenário perfeito para uma viagem natalícia, devido à sua paisagem de típicas casas coloridas de estilo alemão junto com os infinitos canais que a percorrem e os belíssimos mercados de Natal.
É ainda o sítio ideal para comprar decoração natalícia ou tratar dos presentes para a família, porque se há sítio onde encontra de tudo o que está relacionado com o Natal, é Colmar.
Mercados de Natal que não pode perder: Place Dominicains, l´Ancienne Douane, Petit Venise, Place Jeanne D´Arc, Koifhus, Place de la Cathèdrale.
Estrasburgo (França)
Situada muito perto de Colmar, mas um pouco mais a norte, também junto à fronteira com a Alemanha, encontramos Estrasburgo, mais conhecida por ser a sede de várias instituições europeias.
É uma cidade de beleza notória durante todo o ano, mas especialmente encantadora na altura do Natal. A “Capitale de Noël” da Alsácia - como é chamada - é, como o nome indica, muito popular nesta altura do ano, devido aos incontáveis mercadinhos de Natal e pelo seu especial charme nesta época.
Outro ponto a destacar é a decoração natalícia da cidade, sobretudo a sua iluminação alusiva a esta época do ano.
Não é por acaso que os seus mercados estão no top dos mercados de Natal de toda a Europa, pelo que vale a pena ver com os seus próprios olhos!
Basileia (Suíça)
Não muito longe da região da Alsácia, viajamos agora até à cidade suíça de Basileia.
O cenário perfeito para beber um vinho quente para se aquecer nesta época do ano, já que aqui pode chegar a fazer bastante frio. Dica: acompanhe-o de um pão de gengibre.
Em Basileia há todo um ritual de festividades natalícias, que começa – com toda a pompa e circunstância – com a cerimónia oficial de inauguração da época natalícia na cidade.
Como em todas as outras, não pode perder os seus mercados de Natal, que neste caso se divide em duas localizações da cidade: na Barfüsserplatz e na Münsterplatz.
Perfeito para assistir aos coros de Natal e deslumbrar-se com as luzes da cidade nesta altura do ano, já que Basileia conta com o maior espólio de iluminações de Natal de toda a Suíça. De que está à espera para a conhecer?
Bruges (Bélgica)
Passear pelo centro de Bruges na época natalícia é sentir a verdadeira magia do Natal. Uma cidade de beleza única em qualquer estação, na altura do Natal torna-se verdadeiramente encantadora.
Aproveite para patinar no gelo, passear pelos mercados e percorrer a pé o centro da cidade, porque não há melhor forma de sentir a sua magia.
Pasme-se: esta cidade é também conhecida como a Veneza do Norte! Os inúmeros canais que a atravessam e as suas casas coloridas são absolutamente lindos.
Terá de ver com os seus próprios olhos, porque é indescritível. Aproveite e delicie-se com um chocolate quente nesta cidade medieval e sinta que voltou atrás no tempo.
Rovaniemi (Finlândia)
Conhecida como a terra do Pai Natal, esta região da Lapónia finlandesa parece saída de um filme. Depois disto, já nem deveria ser preciso dizer mais nada para lhe suscitar a vontade de a visitar, não é verdade?
Isso sim, prepare-se para o frio, porque na Lapónia as temperaturas podem atingir vários graus negativos. Ainda assim, merece totalmente a pena visitar uma vez na vida. Com sorte, poderá até presenciar ao vivo um dos mais bonitos fenómenos da natureza: as auroras boreais.
Definitivamente não é dos destinos mais baratos nem mais facilmente acessíveis, mas é certamente uma experiência única. Quantos poderão dizer que visitaram a cidade lendária de onde é originária a mais mítica figura do Natal?