A semana santa: curiosidades, onde e como desfrutá-la

DesktopImage
0
Com a chegada da primavera, chega igualmente a Semana Santa, uma das datas religiosas mais representativas e um evento imperdível para todos os amantes das tradições e da cultura. Já sabe onde a vai passar este ano? Propomos-lhe destinos diferentes.


EM ESPANHA

A Semana Santa de Sevilha, que se celebra desde o século XVI, e as “saetas”, cantadas nas varandas, constituem os momentos mais emocionantes. A de Cartagena merece uma menção especial, uma vez que é considerada de Interesse Turístico Internacional desde o ano de 2005. O mesmo acontece com a de Lorca e a de Granada

Em Málaga, a tradição de libertar um prisioneiro todos os anos na Quarta-feira Santa, e que tem a sua origem no reinado de Carlos III, atrai as atenções. Em Cuenca destaca-se a procissão do Camino del Calvario e as suas famosas multidões, um som estrondoso formado por tambores e trombetas e em Ávila, a Via Crucis de Penitencia percorre a área amuralhada do casco antigo da cidade. As Tamboradas de Hellín são famosas pelos seus mais de 20 mil tocadores de tambor nas ruas, um costume que remonta ao século XV. A Tamborada de Tobarra é a mais comprida do mundo e chega a durar 104 horas seguidas! 

A Semana Santa em Múrcia destaca-se pela qualidade das suas imagens e em Valladolid a Procissão da Sagrada Paixão do Redentor e o Sermão das Sete Palavras da Plaza Mayor são dois dos seus eventos imperdíveis. Se passar por lá, vá a Medina del Campo e Medina de Rioseco e informe-se sobre o programa das festividades. 

Na província de Cáceres, a celebração dos Empalaos de Valverde de la Vera é outro ponto de atenção turística. E em Salamanca destacam-se a celebração dos “ofícios” na Universidade e a Descida de Cristo. 

Em Toledo, um facto interessante é que, durante estes dias, as portas de todas as igrejas, conventos e mosteiros que permanecem fechados o resto do ano, são abertas ao público para revelarem os seus mistérios. Poderíamos escrever sem parar sobre todos os sítios, Zamora, León, Córdova, Segóvia... mas já não temos espaço! 

EM PORTUGAL

Vai apaixonar-se por Portugal. Ao longo do tempo foi criando rituais próprios, cujo verdadeiro significado é a unidade. Começamos o nosso passeio por Braga, onde se realiza a "Procissão do Ecce Homo", uma das mais famosas do país, em que as ruas se enchem de fogueiras. 

Outro local interessante é o Castelo da vila medieval de Óbidos, que acolhe a famosa Procissão do Senhor Jesus dos Passos e a solene Procissão do Enterro do Senhor, que se celebra à luz dos archotes. Não deixe de ir a Guimarães, que juntamente com Maribor, na Eslovénia, é este ano a Capital Europeia da Cultura. Mais a sul, é imprescindível visitar o Castelo de Vide, uma pequena aldeia do Alentejo, onde as suas celebrações religiosas têm raízes judaicas, tal como no Algarve.

Se for ao Sardoal, ficará surpreendida com a Procissão dos Fogaréus, que se realiza à luz das velas, archotes e candeias, com a iluminação da rede pública desligada. Portugal tem muito para descobrir e perder-se pelas suas ruas e desfrutar da sua gastronomia e paisagem variada faz deste país um destino perfeito. 

EM ITÁLIA

Outro destino europeu onde podemos desfrutar de alguns dias de descanso e lazer é a Itália. Na capital da Sardenha, Cagliari, organiza-se uma das procissões mais populares em Itália, quando saem à rua sete estátuas do século XVIII. Acredita-se que a procissão mais antiga em Itália seja em Chieti, na região de Abruzzo, que data do ano de 842. 

A Piazza del Duomo, no coração de Florença, enche-se de espetáculos de pirotecnia e de fogo- de-artifício, conhecidos por "scoppio del carro", ou explosão da carruagem.

Em Abruzzo celebra-se a "Madonna Che Scappa". Os vizinhos da aldeia de Sulmona reúnem-se vestidos de branco e uma mulher, que representa a Virgem vestida de preto, aproxima-se da fonte. Nesse momento, libertam-se dezenas de pombas e a mulher fica vestida de verde. 

Se o seu destino final é calcorrear as ruas de Roma, não deixe de assistir à impressionante Via Crucis. Visitar Itália nestas datas é algo de impressionante: de norte a sul, as aldeias, vilas e cidades celebram festas populares, procissões, ritos religiosos, representações sagradas, feiras e tradições folclóricas que recordam a Paixão de Cristo, dignas de serem visitadas. 

Além disso, não precisa de escolher um único destino, podem fazer uma viagem de carro em família, que vos leve a diferentes cidades. Com AmbiPur e a sua frescura desfrutarão ainda mais da viagem! 

Gostou deste artigo? Faça "gosto" ou escreva-nos um comentário se gostaria de nos deixar a sua opinião sobre AmbiPur Car!

 

0

Quer escrever um comentário?