Salada de Salmão Grelhado
Ainda não há dias de muito Sol nem calor. A chuva continua por cá e quase nos deixa sem esperança de que se vai embora, mas o que é certo é que a primavera já está aí.
Olhamos sem vontade para os casacos grossos e para as botas e pensamos em roupas mais leves, em sabrinas, casquinhos coloridos e camisas primaveris.
Comigo, para além desta vontade de mudança no vestuário, vem também uma enorme vontade de mudança na alimentação. A variedade das frutas, as cores das verduras: tudo completamente diferente das cores e alimentos de inverno.
Com a primavera, muda também a nossa alimentação, e com os dias maiores e menos frios, a vontade de fazer refeições diferentes parece aumentar a olhos vistos.
Começam a apetecer os grelhados, as saladas coloridas, as sobremesas frescas à base de fruta, e a alternância e variedade que só a entrada na primavera nos pode dar.
Por isso, a minha sugestão é uma receita para a primavera. Uma salada colorida e saborosa que nos diga, definitivamente, que o inverno acabou.
Salada de Salmão Grelhado com Milho e Feijão Verde
Para 2 pessoas
- 4 batatinhas pequenas
- 2 postas ou lombos de salmão
- 1 latinha pequena de milho doce
- 1 tomate grande
- ½ cebola pequena
- 100 g de feijão verde
- 2 c. de sopa de azeite
- 1 c. de sopa de vinagre
- 1 c. de sobremesa de mostarda de Dijon
- 1 c. de sobremesa de sumo de limão
- 1 pitada de açúcar
- Sal e pimenta q.b.
- Coentros frescos q.b.
Preparação
Descasque as batatas e corte-as em cubos. Coloque-as depois num tacho com água e sal, e leve-as ao lume para cozerem até ficarem macias. Arranje também o feijão verde, cortando-o em pedaços. Coza-o juntamente com as batatas assim que a água onde estas cozem levantar fervura.
Tempere as postas de salmão com um pouco de sal e pimenta e grelhe-as na chapa (ou numa frigideira antiaderente). Retire e deixe arrefecer um pouco, limpando depois o salmão de peles e espinhas, e desfazendo-o em lascas generosas.
Pique a cebola assim como os coentros frescos. Corte o tomate em cubinhos e escorra o milho.
Num prato de servir, coloque as batatas e o feijão verde já cozidos e escorridos. Junte o milho, o tomate em cubos, a cebola e os coentros picados e, por fim, o salmão.
Numa taça, misture o azeite, o sumo de limão, o vinagre, a mostarda e o açúcar, até estarem bem dissolvidos.
Verta sobre a salada e envolva bem. Poderá servir ainda morna ou depois de fria.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.