RECEITAS DE LENTILHAS PARA TODOS OS GOSTOS

receitas-de-lentilhas-para-todos-os-gostos
0
As lentilhas são leguminosas que fornecem proteínas vegetais e hidratos de carbono, nutrientes fundamentais no dia-a-dia de crianças e adultos. E a verdade é que existem mil e uma maneiras de preparar lentilhas! Desde a tradicional receita da avó até à receita mais moderna, as lentilhas podem ser preparadas de todas as formas. Aprenda a preparar lentilhas com a Alimenta Sorrisos.

Dizem que quando se trata de lentilhas "se gostas come, se não deixa", mas de tão saborosas que são, tornam-se irresistíveis!

Como preparar lentilhas

Se usar lentilhas secas, as habituais, lembre-se que deve colocá-las de molho em água na noite anterior e à temperatura ambiente, para que permaneçam assim durante cerca de 12 horas e, desta forma, atinjam o seu ponto máximo de qualidade. Se usar aquelas que vêm em frascos de vidro, deve lavá-las para retirar o excesso de sal e a água da conserva. Na maioria das receitas costumam ser utilizadas as lentilhas secas, mas se preferir, pode utilizar as que vêm em frascos de vidro, que correspondem à quantidade determinada multiplicada por 3.

Lentilhas da avó

Vai precisar de 400 g de lentilhas secas, 2 cenouras grandes, 2 dentes de alho, 2 cebolas, 2 batatas, 1 pimento vermelho, 1 alho-francês, 1 tomate maduro, 1 chouriço, 1 pedaço de toucinho entremeado, água,pimentão fumado, azeite e sal.

Comece por cortar a cebola e o alho em pedacinhos brunoise. Descasque e corte as cenouras, o pimento vermelho e o tomate e leve a refogar com um fio de azeite. Adicione o alho-francês. Deite uma colher de chá de pimentão fumado e mexa durante um minuto. Coloque água até encher metade da panela. Quando começar a ferver, junte as lentilhas e o toucinho e retifique o sal. Passada meia-hora, adicione o chouriço cortado em rodelas grossas e as batatas descascadas e cortadas em pedaços grandes. Deixe ferver mais meia-hora, mexendo de vez em quando, em lume médio. Prove, para retificar o sal ou deixar cozinhar mais algum tempo, se for necessário.

Creme de lentilhas

Para preparar este creme de lentilhas é necessário refogar um pouco de cebola e alho, misturar com as lentilhas e triturar bem.

Hambúrgueres de lentilhas

Para esta receita vai precisar de 300 g de lentilhas secas, 3 cebolas tenras, 150 g de pão ralado, orégãos, 2 raminhos de salsa fresca, azeite, sal e pimenta preta.
Coza as lentilhas (previamente hidratadas) em lume médio-alto durante 20 a 30 minutos. Depois de frias, misture com as cebolas picadas na taça da batedeira e misture com um batedor de varas. Junte o pão ralado, a salsa fresca, um pouco de orégãos, sal, 2 colheres de sopa de azeite e pimenta. Misture tudo muito bem com a varinha mágica, até obter uma pasta homogénea. Modele os hamburgueres com um molde ou com as mãos e frite-os numa frigideira com um fio de azeite, deixando cozinhar de cada lado até alourarem bem. Sirva com pão para hambúrguer torrado e um pouco de molho de tomate e folhas de alface. Deliciosos!

Salada quente de lentilhas

Os ingredientes necessários são 300 g de lentilhas, 2 dentes de alho, 1 folha de louro, 1 cebola, 2 batatas, algumas folhas de alface, azeite e sal. Para o tempero: 50 ml de vinagre balsâmico de Módena, 100 ml de azeite, sal, ½ pimento verde, 1 tomate, 1 cebola tenra e 1 ovo cozido.

Coza as lentilhas juntamente com os alhos, o louro, a cebola, sal e azeite durante cerca de 45 minutos. Numa panela à parte, coza as batatas com pele (bem lavadas, claro), durante cerca de 30 minutos e deixe-as arrefecer. Entretanto, prepare o vinagrete: corte a cebola, o pimento e o tomate em pedacinhos, leve tudo a refogar durante cerca de dois minutos e adicione o vinagre. Deixe arrefecer, adicione o resto do azeite e um pouco de sal e misture até fazer uma emulsão. Acrescente o ovo cozido e misture metade deste tempero com as lentilhas escorridas. Faça o empratamento colocando algumas folhas de alface, as batatas cortadas em rodelas e, por último, as lentilhas temperadas por cima. Termine adicionando o resto do vinagrete por toda a salada.

Ceviche de lentilhas

Vai precisar de 300 g de lentilhas, 2 cebolas roxas, 1 pimento verde e outro vermelho, sumo de 3 limas e de 2 limões, azeite, coentros, sal e pimenta.
Comece por cozer as lentilhas até ficarem macias. Entretanto, corte a cebola em pequenos cubos, os pimentos em tiras finas (juliana) e pique os coentros finamente. Misture as lentilhas com os restantes legumes e acrescente o sumo das limas e dos limões. Por último, retifique o sal e a pimenta, e acrescente o azeite, misturando tudo muito bem.
Já viu bem estas delícias? Qual será a melhor de todas as receitas de lentilhas? Têm todas ótimo aspeto!

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário. Talvez queira ler mais sobre Pratos principais.

0

Quer escrever um comentário?