Receita caseira: pães de leite

Receita caseira: pães de leite

0
Torrado, natural, recheado com ingredientes doces ou salgados... a escolha é infinita! Tome nota desta receita de pães de leite caseiros!

Alguma vez tentou fazer pães de leite em casa? O resultado vale a pena!

 Ingredientes:

250 ml de leite
1 iogurte natural Danone
500 gramas de farinha
1 ovo
50 gramas de açúcar
50 gramas de manteiga à temperatura ambiente
15 gramas de fermento fresco
Uma pitada de sal

Preparação:

1. Comece por peneirar a farinha com a ajuda de um coador. Coloque-a numa tigela grande e faça um buraco no meio, criando um círculo. Aqueça o leite numa panela, sem deixar ferver, e dissolva nele o fermento fresco. Quando estiver pronto, deite a mistura no buraco feito na farinha.

2. Adicione o ovo, o açúcar, a manteiga e o iogurte previamente batido com uma colher. Misture tudo, incorporando a farinha pouco a pouco, em direção ao centro. Para ser mais fácil, poderá amassar diretamente com as mãos.

3. Amasse bem, incorporando mais farinha se for necessário, até formar uma bola compacta e húmida, mas que não se nos cole às mãos. Tape a massa com um pano limpo e deixe repousar à temperatura ambiente durante 2 horas, aproximadamente, até duplicar de tamanho. Também pode deixá-la repousar durante a noite, mas neste caso é melhor mantê-la no frigorífico.

4. Amasse a bola novamente e vá retirando pedaços para cerca de 10 porções individuais. Faça uma bola com cada porção, estique-a com um rolo e com a ajuda de uma faca, desenhe linhas verticais, sem cortar a massa.

5. Enrole como se fosse um rolo para lhe dar a forma de um pãozinho. Deixe repousar cerca de uma hora antes de os levar ao forno. Quando os pãezinhos tiverem aumentado novamente de tamanho, colocamo-los num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincele-os com ovo batido e leve-os ao forno, tendo-o pré-aquecido a 180 graus cerca de 15 minutos.

Estão prontos! É uma receita que demora algum tempo, mas sem dúvida que vale a pena desfrutar do sabor deste pão de leite caseiro. O que acha? Quer experimentar?

Gostou deste artigo? Faça ‘Gosto' ou deixe-nos um comentário Só tem que ler mais sobremesas.

 

0

Quer escrever um comentário?