Dicas básicas de cozinha: fazer um ovo estrelado

Dicas básicas de cozinha: fazer um ovo estrelado

0
Para fazer um ovo estrelado precisa apenas de ovos, óleo e sal. Além disso, fritar um ovo é muito rápido: requer apenas alguns minutos!

Não tem nenhum segredo, mas sim alguns truques básicos a ter em conta. Vejamos como fazer um ovo estrelado.
Sabia que para saber se um ovo está fresco basta mergulhá-lo em água? Se for ao fundo está perfeito; um conselho simples, mas útil.

Com estes ingredientes, a preparação do ovo estrelado é a seguinte:

O primeiro passo consiste em abrir o ovo com cuidado para não quebrar a gema, colocá-lo num prato e temperá-lo ligeiramente. A seguir, numa frigideira pequena e funda deita-se óleo abundante (de preferência azeite) e deixa-se aquecer em lume alto. Dois terços da frigideira com óleo será suficiente para que o ovo não toque logo no fundo da frigideira. Quando o óleo já estiver bem quente, ou seja, quando começar a fumegar, ou até um pouquinho antes, adicione lentamente o ovo. Para colocá-lo na frigideira o melhor é incliná-la ligeiramente para que o óleo se junte no mesmo lado; deite então aí o ovo. Quando o ovo já estiver na frigideira, é conveniente regar a gema com o óleo a ferver com a ajuda de uma escumadeira ou de uma colher. Como disse, a rapidez deste procedimento é essencial para que a clara fique bem coalhada e a gema permaneça, contudo, suculenta e líquida. Em seguida, retire do lume e sirva.
Embora não haja nenhuma regra em termos de gostos, diz-se que o ovo estrelado perfeito é aquele em que a gema do ovo fica líquida e o rebordo da clara coalhada crocante.

Com estes conselhos e alguma prática, em breve não haverá ovo estrelado que lhe resista!

Finalmente, um pequeno conselho: em termos nutricionais, o ovo é um alimento muito completo. Se acompanhar o ovo estrelado com umas batatas e algumas verduras grelhadas, por exemplo, convertê-lo-á numa combinação perfeita para o almoço ou o jantar.
Delicie-se!

Gostou deste artigo? Faça “Gosto” ou deixe-nos um comentário! Talvez lhe interesse ler também O ovo: um bom aliado para os seus músculos e Ajuda a prevenir a queda de cabelo

0

Quer escrever um comentário?