Dicas para receber amigos para jantar

Dicas para receber amigos para jantar

0
Receber pessoas em casa para jantar não tem de ser um momento de stress nem de donas de casa desesperadas. Faça um jantar memorável!

Se para algumas de nós organizar um jantar e receber amigos em casa é uma tarefa fácil, para outras é uma enorme dor de cabeça, e nem sabem por onde começar.

A regra de ouro é simplificar e assim conseguir fazer desse jantar algo memorável e divertido para todos.

O ideal é mesmo ter uma ementa base. Uma entrada, prato principal e sobremesa que sejam receitas que faz sem nenhum problema e que permitam ser preparadas com antecedência, pois para simplificar é também necessário planear.

O ideal mesmo é como entrada preparar uma sopa ou um creme de legumes que poderá ser preparado de véspera e apenas aquecido antes dos convidados chegarem.

Nos meses mais quentes, poderá sempre optar por uma salada que também pode ser preparada com antecedência e apenas "montada" e temperada na hora (por exemplo uma salada com rúcula, parmesão, nozes e bacon estaladiço). Mas, se quer mesmo simplificar opte por colocar na mesa azeitonas temperadas, pão fresco, uma ou duas variedades de queijo, presunto ou paio de boa qualidade e um patê a seu gosto, que tanto poderá comprar como preparar em casa, como é o caso do paté de atum.

Para o prato principal escolha uma receita "de um tacho só", carne ou peixe e acompanhamento tudo numa só travessa, como é o caso da lasanha (que poderá fazer de qualquer combinação que imaginar), ou um prato de bacalhau ou camarão gratinado ou até um arroz de pato.

Escolha receitas - como as referidas - que possam ser preparadas de véspera e que bastem acabar no forno assim que os seus convidados chegam. Para acompanhar bastará preparar uma simples salada ou legumes.

Quanto à sobremesa, parece-me que é mesmo o mais fácil. Leite-creme, uma tarte de maçã, bolo de chocolate ainda morno com uma bola de gelado, uma mousse de frutas ou de chocolate são receitas simples e rápidas que quase todas sabem fazer.

No caso de ter dificuldades com as sobremesas, opte por uma ou duas variedades de gelado com uns canudinhos de bolacha ou chocolate. Outra alternativa simples e do agrado de toda a gente é um fondue de chocolate com morangos, bolachinhas secas e pedaços de donuts.

Ninguém necessita de ser uma grande cozinheira para receber pessoas em casa mas, se simplificar, em vez de tentar fazer receitas complicadas que nunca experimentou e que lhe vão ocupar o tempo mesmo antes dos convidados chegarem, vai ver que tudo correrá melhor.

Simplifique a ementa e as tarefas, organizando tudo o que puder de véspera. No dia, ponha uma mesa bonita, organize e ultime as coisas na cozinha. Arranje ainda tempo para se arranjar e assim receber os convidados com um sorriso nos lábios e sem stresse.

Afinal o que deseja é passar um bom momento com os seus amigos em vez de estar desesperada, cabelo em desalinho, cozinha caótica e avental posto quando os seus convidados finalmente aparecerem para jantar.

0

Quer escrever um comentário?