Como fazer os melhores hambúrgueres

Como fazer os melhores hambúrgueres

0
Torne-se mestre em hambúrgueres gourmet.

Para a maioria das pessoas, basta juntar ketchup ou queijo para melhorar um mau hambúrguer. Mas a verdade é que fazer bons e maus hambúrgueres dá exatamente o mesmo trabalho. Aqui ficam algumas dicas para torná-los realmente apetitosos.

Comece pelo básico

Primeiro, é preciso escolher a carne. Gordura significa sabor e suculência por isso, e se é esse o objetivo, a carne magra não serve. Para um hambúrguer clássico opte pelo acém que contém 10 a 15% de gordura. Se quiser, pode comprar o naco de carne e picá-la em casa, mas se preferir comprá-la já picada, confirme que é fresca (veja as datas na embalagem).

  • Mantenha a carne no frigorífico até à sua utilização.
  • Enquanto vai fazendo o lume ou espera que o grelhador aqueça (temperatura média), pique a carne e polvilhe-a com sal e pimenta (cerca de uma colher de chá para cada 230 g de acém); adicione os condimentos lentamente, misturando-os com a carne sem a amassar muito.
  • Forme os hambúrgueres sem pressionar muito a carne, para garantir uma maior suculência.
  • Utilize o polegar para fazer uma marca no centro de cada hambúrguer (isto impede que a carne inche enquanto se está a cozinhar).
  • Por fim, coloque os hambúrgueres na grelha.

Para manter o máximo de gordura nos hambúrgueres vire-os apenas quatro vezes, no máximo, sem os espalmar.

Se não mexer demasiado na carne, os hambúrgueres ficam mais suculentos, mesmo que não estejam avermelhados no centro. Quando os retirar da grelha, deixe-os repousar alguns minutos (para conservar a suculência). O resto, apostamos que sabe como fazer: tomate, alface, cebola, bacon, queijo, fiambre, cogumelos, ananás ou ketchup. Perfeito.

Atenção: De acordo com a ASAE, os alimentos devem ser cozinhados “de modo a garantir que no seu interior se alcance uma temperatura de 75ºC.” Por outro lado, “as carnes de animais de capoeira, porco e picada devem-se comer sempre bem passadas; as restantes devem-se comer bem ou mediamente passadas, mas nunca cruas”. Saiba mais: em www.asae.pt.

Uma pitada de especiarias, por favor

Passe pelo corredor das especiarias no seu supermercado e descubra a quantidade de ervas e ervinhas que pode usar para fazer os melhores hambúrgueres do mundo.
Por exemplo, a Mistura para Grelhados da Margão
E há muitas outras! Quando estiver a temperar a carne, tenha em atenção que muitas destas misturas já têm sal.

Ingredientes secretos

Estamos a dar demasiado destaque à gordura porque realmente é a melhor forma de garantir que os hambúrgueres ficam saborosos e suculentos. Mas se prefere frango ou peru, não há problema — só temos de garantir que a carne não fica seca.

Se optar pelo peru, por exemplo, adicione cerca de meia chávena de requeijão juntamente com sal e pimenta. Uma vez cozinhados, acrescente algumas fatias de queijo cheddar, pickles, ovo cozido... puxe pela imaginação. Também pode experimentar os Hambúrgueres Gourmet seguindo as “Receitas de seis mestres” que o jornal “i” reuniu e partilha aqui.

Não se esqueça da maionese

Um pouco de maionese vai dar um toque especial aos seus hambúrgueres. Pode sempre melhorá-la com:

  • Alho picado e sumo de limão.
  • Ketchup e um cheirinho de vinho do Porto seco.
  • Pimenta verde q.b.

Faça o seu ketchup caseiro

Também pode impressionar os seus convidados com o seu próprio ketchup. Nós propomos esta receita do Receitas e Menus que requer algum tempo, mas é fácil de fazer.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. ***

0

Quer escrever um comentário?