Brownies caseiros e saudáveis

Brownies caseiros e saudáveis

0
É tão divertido passar um fim de semana a experimentar e a ensinar os mais pequenos estas receitas tão doces e saborosas de brownies.

Já experimentou o brownie? Este bolo deve o seu nome à cor do chocolate, "brown", em inglês.

Esta é uma receita originária dos EUA, que pode parecer complicada mas, quando se mete mãos à obra, é muito simples.

Para preparar a receita original precisa dos seguintes ingredientes:

  • 125 g de chocolate especial para sobremesas
  • 125 g de manteiga
  • 130 g de açúcar
  • 2 ovos
  • 50 g de farinha (o ideal é farinha para bolos)
  • Opcionalmente: 1 colher de sopa de canela em pó ou 1 colher de sopa de açúcar baunilhado

Como é preparado?

Passo 1: A primeira coisa a fazer é pré-aquecer o forno a 150 °C. Enquanto isso, derreta o chocolate numa panela em banho-maria, mexendo ocasionalmente para evitar que pegue e se queime. Uma vez derretido, adicione a manteiga, de preferência em cubos, para derreter melhor, juntamente com o chocolate. O ideal é misturar muito bem até obter uma massa.

Passo 2: O próximo passo pode ser executado enquanto o chocolate derrete com a manteiga, sem esquecer de ir mexendo. Num recipiente, por exemplo uma tigela, bata os ovos e adicione aos poucos o açúcar, mexendo bem até dissolver.

Passo 3: A este preparado adicione a massa que tinha preparado no primeiro passo com o chocolate e a manteiga e, lentamente, para evitar a criação de grumos, adicione a farinha, a baunilha e a canela até formar uma massa.

Passo 4: Finalmente, unte uma forma com manteiga ou óleo, de preferência retangular e um pouco alta, e despeje a massa no interior.

Passo 5: Para provar o brownie falta apenas cozer este preparado durante cerca de 30 minutos, verificando com um palito se o interior está cru. Pode decorar com nozes ou alguns pedaços de fruta.

É muito simples, não é verdade? De certeza que os seus filhos vão adorar! Podem inclusive ajudar nos primeiros passos.

Para tornar esta receita mais saudável, pode trocar alguns ingredientes da receita tradicional por outros. É ideal para variar e para a tornar um pouco diferente. O que é preciso para o preparar e poder desfrutar de um delicioso brownie mais saudável? Basta trocar o chocolate para sobremesas por 5 colheres de sopa de cacau em pó, a manteiga por 25 ml de azeite e o açúcar por 15 g de adoçante em pó (adequado para cozer).

A preparação é semelhante à de cima, e ainda mais rápida, porque não é preciso derreter o chocolate:

Passo 1: Misture num recipiente o chocolate em pó, a farinha e o adoçante. Adicione uma pitada de sal.

Passo 2: Adicione o azeite e os ovos e mexa bem até obter uma massa homogénea.

Passo 3: Pré-aqueça o forno a 180 °C e despeje a massa num recipiente previamente untado com óleo. Deixe cozer durante cerca de 30 minutos, verificando se o interior está bem cozido. Não é ainda mais fácil do que o anterior? Perfeito para preparar e experimentar imediatamente!

Em vez de decorar com nozes, pode picá-las em pedaços e incorporá-las na massa e mexer bem antes de a colocar na forma. Vai ver que fica muito saboroso e que as nozes ficam ótimas combinadas com o sabor requintado do brownie. Ou, por exemplo, pode adicionar banana, seguindo o mesmo conselho.

Também pode tentar reduzir o óleo de 25 ml para 10 ml (uma colher de sopa) e adicionar um iogurte Oikos da Danone. Que tal o resultado? 

E se quiser variar, a receita de brownie com ameixas e amêndoas é excelente!

Está entusiasmada para preparar estas deliciosas receitas? Certamente já tem todos estes ingredientes em casa, por isso pode começar. Vai ser fabuloso ver as crianças na cozinha!

Também pode preparar em família um delicioso bolo de iogurte. O que prefere?

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário. Talvez queira ler mais sobre Bolo em 5 minutos o Muffins.

0
Tile or Banner Image

Registe-se no Para Mim hoje!

Inscreva-se para acesso exclusivo a cupons e amostras grátis

Quer escrever um comentário?