Bolo delicioso de maçã e iogurte

Bolo delicioso de maçã e iogurte

0
Um bolo de maçã muito húmido para o pequeno-almoço, lanche e sobremesa ou para petiscar num buffet. É fácil de preparar e fica muito bom!

Já experimentou fazer bolo de maçã e iogurte? Pode desfrutar dele numa infinidade de ocasiões.
Para ficar bem cozido, deve levar a massa ao forno, no máximo, com dois dedos de espessura. Pode prepará-lo em formas individuais ou fazer um bolo grande numa forma mais larga do que alta para cortar às fatias. Durante a época das ameixas ou pêssegos também fica muito bom com estas frutas.

Vamos lá!

Ingredientespara 4 pessoas:

  • 80 g de manteiga
  • 1 iogurte natural Danone (use o copo como medida)
  • 1 copo de açúcar
  • 3 copos de farinha
  • 1 ovo
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 2 maçãs grandes

Opcional:

  • 1 colher de sopa de açúcar, para polvilhar

Para começar a prepará-lo, a manteiga deve estar à temperatura ambiente. Por isso, recomendamos que, 1/2 hora antes de começar a preparar o bolo, pese a quantidade apresentada na receita e a deixe à temperatura ambiente. Ligue o forno a 180 °C.

Preparar a massa é muito rápido e não precisa de nenhum utensílio específico: pode fazê-lo com uma taça e um batedor de claras, ou até mesmo com um garfo. Misture a manteiga e o açúcar numa taça. A seguir, adicione o ovo e bata um pouco para que fique misturado com a manteiga. Entretanto, adicione e misture duas das três medidas de farinha que a receita leva. Ao início, custa um pouco, mas vai ver que a massa aguenta a farinha toda. Quando tiver uma mistura homogénea, adicione o iogurte e, por fim, a última medida de farinha com o fermento em pó.

Quando tiver todos os ingredientes bem misturados, coloque a massa numa forma. Não precisa de untar nem de colocar um papel de forno, o bolo desenforma-se muito bem. Não importa se a base está, ou não, direita, entretanto coloque por cima as maçãs e acabe de endireitar.

Descasque as maçãs e corte-as em fatias finas. Distribua as fatias sobre a massa a seu gosto.
Leve o bolo ao forno durante 45 minutos a 180 °C e, se ainda não estiver com muita cor, pode adicionar 3 minutos de grill para terminar.

Prepare uma calda com uma colher de sopa de açúcar e uma colher de sopa de água. Coloque numa caçarola, deixe ferver e dissolva o açúcar na água. Retire do lume e pincele por cima para deixá-lo com um ar mais brilhante. Desfrute!

Tome nota e depois logo me conta! Gostou desta receita? Faça ‘Gosto' ou deixe-nos um comentário. Quer saber mais sobre entradas?

0

Quer escrever um comentário?