MENU DE NATAL CHIQUE

DesktopImage
0
Chega a Noite de Natal e apetece-lhe trocar o tradicional consommé e o bacalhau ou o peru por um menu mais “de autor”? Deixamos-lhe aqui uma proposta muito chique para surpreender os seus convidados com uma ceia deliciosa.

Renove os seus menus de Natal com as nossas propostas, onde conjugamos os alimentos tradicionais de sempre com uma cozinha mais criativa e diferente: experimente-as, vai adorá-las!

Foie gras a la plancha, camarões com legumes e creme de tomate, e lombo de borrego de leite albardado com frutos secos, soa bem, não é verdade? Esta é a nossa sugestão para esta época natalícia. Fácil, requintada e com um apontamento exótico!

FOIE GRAS A LA PLANCHA

Ingredientes: 1 lombo de foie gras, sal e pimenta, temperos a gosto: doce ou vinho generoso (vinho do Porto ou Xerez).

Vai demorar apenas 10 minutos a confecionar este prato elegante e fácil.

  1. Com o foie gras à temperatura ambiente, corte fatias com 2 cm de espessura e adicione uma pitada de sal e pimenta.
  2. Numa chapa ou frigideira muito quente, grelhe as fatias durante 1 minuto de cada um dos lados. Ambos os lados devem ficar dourados.
  3. Coloque as fatias num prato com papel absorvente durante uns segundos e volte a temperar com sal e pimenta. Passe-as para um prato pré-aquecido para manterem o calor e guarneça com o doce ou com a redução do vinho.     

CAMARÕES COM LEGUMES E CREME DE TOMATE

Ingredientes: 400 g de camarões, 1 g de sal fino, uma colher de sopa de azeite. Para o timbale de legumes: 100 g de pimentos vermelhos, 50 g de curgetes, 100 g de beringela, 1 cebolinho, 100 g de tomate vermelho para salada. Para a emulsão de tomate: folhas de hortelã e de manjericão fresco. 1 vagem de baunilha, sal fino, açúcar, goma xantana, óleo de amendoim e 200 g de tomate.

É uma receita simples que dá um novo toque aos camarões tradicionais, rouba-lhe apenas 15 minutos do seu tempo e é muito saudável.

  1. Retire a cabeça e a casca aos camarões, limpe-os e guarde-os no frigorífico.
  2. Lave os legumes e corte-os em cubos e em juliana e reserve-os até serem utilizados.
  3. Coloque os tomates, o sal, o açúcar, a hortelã, o manjericão e as sementes de baunilha na picadora e pique-os a gosto. Deixe a mistura macerar um pouco e, em seguida, adicione a goma xantana e o óleo de amendoim; triture e deixe repousar durante 4 horas.
  4. Salteie os legumes, retifique o sal e coloque-os no prato; apoie os camarões nos legumes e deite por cima a emulsão de tomate e o óleo de amendoim.

LOMBO DE BORREGO DE LEITE NO FORNO ALBARDADO COM FRUTOS SECOS

Ingredientes: 1 lombo de borrego de leite com cerca de 800 g, desossado, 200 g de pistácios crus e pelados, 500 g de chalotas, 2 batatas grandes, sal, pontas de espargos verdes, cenouras cortadas em tiras grossas, tomilho em pó. Para o caldo: uma colher de sopa de farinha, 500 ml de vinho branco, um alho francês (parte branca), um ramo de tomilho, 2 cabeças de alho, ossos do borrego, uma cebola.

Exótico, delicado e muito saboroso, é assim este prato. A parte mais complicada do menu vai demorar-lhe entre 90 a 120 minutos a cozinhar, mas é delicioso!

  1. Para o caldo: numa panela, refogue os ossos cortados até alourar, retire o excesso de gordura e adicione os legumes cortados e o tomilho. Refogue tudo até os legumes ficarem dourados, adicione a farinha e salpique com o vinho branco.
  2. Quando o álcool evaporar, cubra com água e deixe ferver durante 1 hora. Coe o líquido e deixe reduzir até obter uma consistência mais espessa; retifique de sal e reserve.
  3. Pele as chalotas e coza-as inteiras em água com sal. Escorra e reserve. Descasque as batatas e com um escavador de bolas pequeno, escave bolinhas nas batatas e coza-as em água com sal, até ficarem cozidas mas sem se desfazerem. Salteie-as num pouco de manteiga juntamente com as chalotas até ficarem douradas e polvilhe-as com um pouco de tomilho moído.
  4. Tempere o lombo de borrego com sal e pimenta e passe-o nos pistácios picados. Coloque-o no forno pré-aquecido a 200ºC, com um pouco de óleo ou azeite durante 10 minutos.
  5. Corte o borrego em doses e sirva-o com as batatas e chalotas, adicione um fio de caldo por cima e à volta, e decore com salsa picada, tiras de cenoura e espargos salteados.

0

Quer escrever um comentário?