Quem falou em calor? decoração para refrescar a sua casa

Quem falou em calor? decoração para refrescar a sua casa

0
O verão deixa finalmente entrever os seus raios de sol e os dias de calor. Depois de alguma instabilidade, o bom tempo chegou de repente e veio para ficar e quase nem tivemos tempo para preparar a decoração para o receber. Agora que os dias estão mais quentes e o sol brilha mais, precisamos de ideias rápidas e simples para “vestir” a nossa casa e adaptá-la para o calor!
No verão e nas férias estamos mais tempo em casa, por isso adapte-a para passar o mínimo de calor possível!

Como manter a minha casa fresca?

Deixamos-lhe algumas dicas super simples para manter a sua casa fresca, tendo em conta que a mudança de estação não justifica, por si só, uma mudança de decoração dispendiosa. Com uns toques simples é possível conseguir um espaço mais confortável e acolhedor!

Quando pensamos no verão, é como se a nossa mente viajasse imediatamente para o exterior, seja para a praia, para a montanha ou para o campo. Então, por que não dar à nossa casa uns toques naturais e ligados à natureza? É possível consegui-lo facilmente, com algumas dicas e uma pitada de alma de decorador.

RECORDAÇÕES DO MAR E DA PRAIA

Uma boa dica é fazer centros de mesa em tons de areia, quadros com motivos náuticos ou marinhos, ou simplesmente encher uma jarra de vidro com conchas da praia. Quem não tem a sorte de viver junto ao mar pode sempre introduzi-lo em casa através das suas cores, em alguns pormenores decorativos: azuis, turquesas, brancos e areia.

CAMPO: QUERO-TE SEMPRE VERDE

Se a sua casa fica perto do campo, serão os verdes e a gama dos tons terra os mais indicados para lhe lembrar o exterior. Pode incluir todos os tipos de estampados florais, tropicais, com folhas ou com pássaros e, assim, conseguirá trazer a natureza para dentro de sua casa. Com uma simples mudança do tapete da sala e umas almofadas, a sensação de frescura é quase imediata. E, claro, quanto mais ácido for o tom de verde que escolher, maior será a sensação de frescura. O nosso favorito? O verde pistácio sem sombra de dúvida. E que tal se também trocar uma ou outra lâmpada por aquelas que se usam agora com efeito "filamentos"? Ah, e introduza elementos naturais, como o vime ou a madeira clara.

 

DICAS DECORATIVAS PARA REFRESCAR!

(Prepare-se para ler, porque são muitas…)

  • Se tiver um terraço, aproveite esta época para colocar uma mesinha lá fora e umas cadeiras ou cadeirões e prepare-se para fazer a sua vida no exterior.
  • Ao entardecer, abra as janelas e deixe que o ar fresco inunde o interior da sua casa. No dia seguinte, feche-as logo pela manhã e baixe as persianas para conservar a frescura durante todo o dia.
  • A ideia é fazer com que a casa pareça muito mais leve e fresca no verão. Por isso, um dos primeiros passos a seguir é personalizar ou retirar todos aqueles móveis e acessórios que transmitam uma sensação de calor ou que estejam relacionados com o inverno:
    • Cubra os móveis de tons escuros com panos coloridos.
    • Aproveite para levar à lavandaria os tapetes e as cortinas mais grossas e, depois, guarde-as já limpas até ao próximo inverno.
  • A água refresca os ambientes… mesmo que seja só de olhar. Coloque jarras com flores frescas e vasos com plantas em locais diferentes. A frescura será tanto visual como real, pois proporcionam humidade ao ambiente, para além daquele toque de naturalidade e do aroma fresco que inundará toda a casa.
  • Troque os objetos decorativos por uns de vidro. Desta forma, a luz refletir-se-á neles, multiplicando a luz natural e a sensação de profundidade.
  • Os têxteis da casa também são importantes. Mantas, cortinas, lençóis... elimine todos os vestígios do frio e guarde-os no armário. Troque-os por materiais naturais e não "pesados", como o algodão ou o linho, que proporcionam bem-estar e frescura.
  • Umas mantas finas coloridas deixadas como que por descuido no braço do sofá ou numa cadeira, irão dar ao ambiente um ar mais de verão. Algo que seja rápido? Um páreo de praia grande, uma toalha bonita ou um lenço ou uma écharpe transparente.
  • Pendure um chapéu de palha ou um lenço branco ou marfim no cabide do hall de entrada. Vai ver como consegue trazer luz a esse local da sua casa.
  • Introduza toques de cor em toda a casa e o ambiente ficará mais alegre.
  • Pequenos retoques e algumas mudanças nos acessórios: nada mais simples do que ter loiça colorida e alegre para os almoços no terraço, guardanapos com toques de cor e umas velas para iluminar os seus jantares. O verão irá ser muito mais animado!

QUE CORRA O AR FRESCO

  1. A luz dá-nos vida, mas também nos fornece calor. Recomendamos-lhe que abra as janelas logo pela manhãzinha e que as feche a meio da manhã, durante as horas mais quentes do dia. Assim que o sol se puser e os raios já não forem tão fortes, poderá voltar a abrir as janelas, deixando entrar a brisa fresca do final da tarde ou da noite.

     

  2. Regue o seu terraço ou varanda. Quando o sol se puser, pode arrefecer as superfícies à volta de sua casa. Se o fizer ao final da tarde, irá refrescar o ambiente. Os jardins e as plantas também devem ser regados a essa hora, para que “renasçam" após as horas de calor.

     

  3. Pulverize água nas plantas que tem dentro de casa, coloque-as perto das correntes de ar e sentirá de imediato o ambiente muito mais fresco.

     

  4. E antes que pense que nos tínhamos esquecido… compre uma ventoinha! São muito eficazes e gastam muito menos energia do que o ar condicionado.

     

  5. Ah! E escolha um aroma refrescante para os seus produtos de limpeza e para o seu amaciador. Volte à infância e destape todas as embalagens da secção de limpeza para ver qual deles gosta mais. Os ambientadores de AmbiPur também podem ajudá-la a refrescar o ambiente.

 

EXTRA: PLANTAS TOP PARA DENTRO DE CASA

Se adora o seu jardim, também irá gostar de ter plantas dentro de casa, certo? Corre desde há muito a ideia de que as plantas roubam-nos o ar, mas isso não passa de um mito urbano: se viver ou dormir com uma planta fosse perigoso, então dormir com alguém no quarto seria simplesmente mortal... Não faça caso disso e escolha plantas para decorar, ciente dos benefícios que proporcionam à sua casa e à sua vida. As que aguentam melhor os diferentes climas e vivem durante todo o ano todo são os ficus, a hera, a sanseviéria (espada-de-são-jorge ou língua-de-sogra) ou o tronco do Brasil.

 

Nós gostamos dos clorófitos, que eliminam o dióxido de carbono, dos catos suculentos, que retêm a água e da areca, que limpa o ar, tal como as outras palmeiras de interior. Além disso, o espatifilo atenua as ondas sonoras, o filodendro limpa o formaldeído (sendo, por isso, perfeito para colocar depois de pintar), o ficus limpa as substâncias nocivas dos produtos de limpeza, que causam alergias ou dores de cabeça, e o manjericão afugenta os mosquitos e as moscas.

 

Tem alguma dica de decoração que queira partilhar connosco? Sim? Então, deixe-nos o seu comentário! Pode ver mais ideias na secção de decoração!

 

 

 

0

Quer escrever um comentário?