Como cuidar das suas plantas no verão

Como cuidar das suas plantas no verão

0
Na época estival, o sol e o calor em excesso podem ser fatais para as plantas, em especial para as que vivem no exterior ou em terraços ou varandas. Tome nota destas dicas e mantenha as suas plantas frescas e verdes durante todo o ano (mesmo se for de férias)!

Na época estival, o sol e o calor em excesso pode ser fatal para as plantas, em especial para as que vivem no exterior ou em terraços ou varandas. Tome nota destas dicas e mantenha as suas plantas frescas e verdes durante todo o ano.

 

DICAS DE VERÃO PARA AS SUAS PLANTAS

Regue-as com peso e medida

Dependendo do tipo de planta, do tamanho e da zona onde vive, as suas flores precisarão de mais ou menos água. O que não falha para ver se uma planta tem sede (antes que as folhas “desmaiem” por falta de água), é tocar na terra e sentir se está húmida ou não. Remexa-a um pouco com os dedos e notará facilmente.

 

Pode fazer um cálculo do número de vezes que as rega e deixar-lhes mais água no vaso se vir que vai fazer muito calor, porque se apanharem muito sol direto, grande parte da água poderá evaporar-se com o calor. Os especialistas recomendam regas espaçadas e em quantidade, porque habituam as plantas a suportar um certo grau de seca, tornando-as mais resistentes e, por outro lado, estimulam as raízes a desenvolverem-se em profundidade em busca de humidade.

 

Na hora perfeita

Já a minha avó dizia que não se devia regar as plantas quando lhes dava o sol. E é verdade: para ajudar a terra a conservar a humidade durante mais tempo, regue as plantas logo pela manhã bem cedo ou, melhor ainda, ao entardecer, mas nunca a meio do dia. Se puder, evite regar com água calcária, porque pode alterar o pH da terra e impedir que a planta sobreviva. Se tiver muitas plantas e compensar, compre um sistema de descalcificação ou, então, trate a água com vinagre e limão. Se forem pouquinhas, pode até regá-las com água mineral.

 

Não se esqueça de adubá-las

O fertilizante, ou adubo, é um produto que contém azoto, fósforo, potássio e sais minerais na proporção adequada para as plantas. É essencial para manter a fertilidade da terra no verão. A água que utilizar para cozer ovos ou verduras também é ótima para as plantas e assim sempre pode reutilizá-la.

 

Evite a exposição direta ao sol

Uma vez que é um dos fatores de maior risco que existe. Se for de férias, coloque as plantas num local tão fresco e protegido quanto possível, mesmo que seja apenas colocá-las debaixo do toldo ou construir um telhado provisório, se estiverem no exterior à torreira do sol. Se deixar plantas dentro de casa, baixe um pouco as persianas ou feche as cortinas. Também pode deixar bacias de água dentro da casa para que haja humidade na divisão e, se puder, programe o ar condicionado para ligar durante 5 minutos uma vez por dia e arrefecer um pouco o ambiente. Se deixar as suas plantas no exterior sem serem regadas, mesmo que as proteja do sol, irão passar dias muito duros.

 

Uma “casa” melhor

O recipiente que contém a planta desempenha um papel fundamental na conservação do substrato, que é a base para a alimentação e hidratação da planta. Evite os vasos de plástico pequenos e, antes de ir de férias, mude a sua plantinha para uma “casa” melhor, de barro, maior, que não tenha fissuras e esteja limpa. Não só aguentará mais tempo sem ser regada, como também crescerá melhor.

 

Retire as partes danificadas para que não percam energia

Preste atenção às folhas e flores que secaram, corte-as e estará a facilitar o crescimento do resto da planta. Pulverize as folhas a cada dois dias e limpe-as para respirarem melhor. E se quer que floresçam bonitas e saudáveis, experimente um fertilizante caseiro: o vinho. Adicione o resto do vinho que sobrou do jantar à água da rega, mas, claro, só ocasionalmente. Vai ver como ficam bonitas!

 

Um ambiente limpo

Eu tenho o hábito de varrer e lavar a varanda todos os dias. Viakal é excelente para eliminar o calcário que se pode acumular no solo nas zonas de água dura. Porquê? Porque uma varanda ou um terraço que se mantém limpo, fica mais livre de ácaros, formigas e outros bichinhos que podem prejudicar as plantas na sua ausência. Portanto, não se esqueça de cuidar do espaço onde vivem as suas amigas verdes!

 

 

 

REGUE-AS DA PRAIA, VAI DE FÉRIAS?

Não há necessidade de pedir a alguém para lhe regar o jardim (mas se houver alguém que se ofereça...), deixe tudo preparado para quando estiver ausente! Aqui tem um sistema que lhe será muito útil.

 

  1. Água em gel. Vende-se em lojas da especialidade e nas grandes superfícies, e é ideal para plantas de interior, bem como para vasos suspensos. Fornece água durante 30 dias, mas se sua planta for muito grande, talvez deva colocar uma ou mais embalagens. É um produto 100% natural, biodegradável, não tóxico e inofensivo para as pessoas e os animais.

     

  2. O método da banheira. Se se vai ausentar durante uns dias e as suas plantas não precisarem de muita luz, pode deixá-las dentro da banheira com um dedo de água. Se precisam de luz, poderá colocá-las dentro de bacias com água e pedras para as manter hidratadas. Como? Colocam-se dentro da bacia, em cima de algumas pedras e com água por baixo, de modo a que a planta roce apenas na água. Em vez de pedras, também pode ser um prato ou um prato de barro virado ao contrário e submerso na água para conduzir a humidade até à sua planta.

     

  3. O atacador e a garrafa. Descobrimos recentemente este truque num blog e pareceu-nos incrivelmente económico e viável. Precisa apenas de um atacador de algodão para sapatos e um recipiente de um ou dois litros cheio de água; colocamos uma das pontas do atacador bem submersa na água e a outra bem enterrada na planta. Assim, quando a terra precisar, absorverá a água através do fio!

     

  4. Também pode instalar um sistema de rega automática ou comprar vasos com auto rega. Ou mesmo cones de rega gota a gota, o que não faltam são opções!

 

Gostou deste artigo? Deixe-nos um comentário e faça ‘Gosto’ se achou útil. Talvez também gostasse de ler Ideias para decorar o seu jardim.

 

 

0
Tile or Banner Image

Registe-se no Para Mim hoje!

Inscreva-se para acesso exclusivo a cupons e amostras grátis

Quer escrever um comentário?