Bricolage fácil


Casa
27/10/2021
Há trabalhos de bricolage que são muito fáceis de fazer e que, além do mais, lhe vão dar muito gozo. Você é capaz, não tema.

Pintar paredes: e não sujar nada!
1) Compre a tinta certa e aposte numa de qualidade, senão vai ter trabalho em vão.
2) Se tiver partes de tinta antiga lascada, raspe com uma espátula e certifique-se que a superfície a pintar está livre de pó.
3) Comece sempre por dar uma demão de primário ou de selante (especialmente se vai pintar uma cor clara sobre uma escura).
4) Se a fita for fácil de aplicar (numa superfície corrida e lisa), pode facilitar-lhe o trabalho. Mas às vezes basta usar uma folha de jornal enquanto pinta - colocando-a sobre a superfície que não deverá ficar pintada.
5) Se sujar, limpe imediatamente com um pano seco.
 
Emoldurar um quadro/foto: o segredo está na imagem
1) Escolha uma moldura que se adapte à obra. Tente que os estilos combinem. Ao escolher o tamanho, não se esqueça de contar com o passe-partout.
2) Se o motivo da obra tiver tons frios, escolha molduras semelhantes ou prateadas; se forem quentes, idem idem.
3) Se a obra tiver perspetiva, escolha uma moldura côncava; caso contrário, prefira uma convexa para lhe dar profundidade.
4) O quadro tem de encaixar na traseira da moldura, por trás do vidro (antirreflexo) e do passe-partout.
5) Se a moldura não tiver molas para segurar a obra, pregue uns preguinhos muito pequenos num ângulo de 45º, para a segurar.
6) Coloque um pedaço de cartão ou de contraplacado fino a cobrir toda a traseira da moldura e prenda com fita adesiva de qualidade.
7) Coloque um camarão de cada lado preso na madeira da moldura e una-os com um cordel para pendurar o quadro.
 
Forrar tampos de cadeiras: é tão fácil
1) Escolha um tecido nem muito fino (rasga-se), nem demasiado grosso (não fica bem dobrado). Compre um agrafador próprio em qualquer estância ou loja de bricolage.
2) Meça o tecido que vai ser necessário para cobrir o tampo e fazer uma dobra generosa.
3) Se o tampo for muito rijo, coloque uma ou duas camadas de espuma fina entre este e o tecido.
4) Coloque o pano por cima, dobre-o para a parte inferior do tampo e experimente a melhor forma de virar os cantos para que o tecido fique direito. Faça os cantos um a um e vá fixando-os com um agrafo, colocando outro no centro de cada lateral de modo a que o tecido fique tenso e direito.
5) Quando já tiver o tecido fixo e os quatro cantos feitos, ponha uma fila de agrafos a toda à volta.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. ***