ATIVE A CIRCULAÇAO
Hereditariedade
Contra esta condição, sejamos sinceras, não há nada a fazer. No entanto, ao anular todos os outros fatores de risco, será muito menor a probabilidade de sofrer de doença.
Tabaco e Álcool
Fumar, assim como a ingestão de álcool, dificulta a boa circulação do sangue. Evite-os a todo o custo. Contudo, tem carta branca para beber um copo de vinho tinto por dia (nesta quantidade, só traz benefícios).
Contracetivos hormonais
A pílula e outros métodos contracetivos que contenham estrogénio são responsáveis pela acumulação de gordura que, por sua vez, causa problemas de circulação sanguínea. Opte por uma pílula apenas com progesterona ou por outro método que não inclua estrogénio.
Exercício físico
Não há nada melhor do que manter-se em movimento. Obrigue-se a caminhar 1 hora por dia, já que o sedentarismo só propicia o aparecimento de vasos dilatados. Lembre-se que ficar em pé muito tempo também é prejudicial, portanto, procure encontrar um meio termo: nem sempre de pé, nem sempre sentada.
Peso
É algo de que nos esquecemos, mas é um facto que as pernas suportam diariamente o peso do resto do corpo. Portanto, a lógica é: quanto mais leve for, melhor para as suas pernas. Verifique regularmente o seu índice de massa corporal e veja se está dentro dos limites.
Temperatura
As temperaturas altas são nocivas para a saúde dos vasos sanguíneos. Por isso, evite expor-se ao sol durante muito tempo.
Dica: no banho, mande jatos de água fria para as pernas, para estimular o fluxo sanguíneo.
Vestuário
Tenha atenção ao que veste. As calças apertadas e os saltos muito altos (acima de 5 centímetros) são inimigos das suas pernas, porque levam a que a pressão na barriga das pernas aumente.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.