Pernas cansadas? Nunca mais!

Pernas cansadas? Nunca mais!

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Chega a casa depois de um dia intenso com as pernas cansadas e pesadas? Para mulheres ativas como nós pode ser um incómodo, mas há solução!

Apresentamos-lhe Penny Merkel, uma enfermeira de Nova Iorque, com mais de 30 anos de experiência e que agora partilha connosco os seus segredos para nos livrarmos instantaneamente dessa sensação de pernas pesadas. Vamos a isso!

O calçado adequado é importante

"A prevenção é a chave", sublinha a enfermeira Penny. "O uso de sapatos adequados ajudará a evitar o cansaço nos pés e nas pernas no final do dia, especialmente se vai passar muito tempo de pé ou a andar." Os sapatos que se adaptam bem aos pés e que proporcionam um amortecimento adequado nas solas são uma ótima maneira de prevenir a dor antes que ela apareça.

Banhos quentes

"Se tem as pernas e os pés muito cansados, tome um banho de imersão na banheira com sais de Epsom", recomenda a enfermeira. "Os atletas costumam tomar banhos com sal para aliviar a dor nos músculos desde há séculos". Os sais de Epsom são ricos em magnésio e sulfato e uma vez dissolvidos na água são facilmente absorvidos pela pele, ajudando a aliviar a dor nos músculos, melhoram a circulação e eliminam toxinas.

Alongamentos

A enfermeira Merkel faz algumas recomendações a próxima vez que chegar a casa, depois de um longo dia de trabalho, "deite-se na cama com as pernas contra a parede ou apoiadas na cabeceira da cama". A gravidade fará com que o inchaço diminua e contribui para que os líquidos desçam dos pés e das pernas para a parte principal do corpo onde poderá continuar a circular. "Ao esticar as pernas e os tendões, também pode aliviar a tensão nas costas e nas extremidades inferiores". Um bom alongamento nestas áreas fará com que os músculos fatigados fiquem mais relaxados no final do dia.

Uma merecida massagem

As massagens reduzem o inchaço e dissolvem os nós que se podem ter desenvolvido quando anda de pé desde manhã. Para fazer uma boa massagem nas pernas, a enfermeira Merkel diz-nos como fazê-la da maneira ideal: "Comece primeiro pelos pés e vá trabalhando em direção à barriga das pernas e coxas. Deve trabalhar sempre em direção ao coração. Isto fará com que os fluidos presos voltem novamente a estar em movimento". Uma boa massagem irá acalmar o peso nas pernas, aumentando o fluxo sanguíneo e fará com que relaxe. E, quem sabe, pode até mesmo chegar a adormecer!

Stop varizes! Meias de descanso

As varizes aparecem quando a parede da veia não é suficientemente forte para empurrar o sangue ao longo da perna, por isso tem tendência a estagnar, fazendo com que a veia pareça maior do que o habitual. "As pessoas com varizes serão sempre mais propensas a ter a sensação de peso nas pernas depois de uma longa caminhada". Para a enfermeira Penny, "a utilização de meias de descanso pode ajudar as varizes, uma vez que aumenta o fluxo de sangue e faz com que flua de forma mais eficaz". As meias criam um “invólucro” apertado à volta dos gémeos, de modo a manter o sangue em movimento, aliviando essa sensação de fadiga muscular.

Em resumo…

As pernas pesadas não têm de fazer parte habitual do seu dia-a-dia: para o sofrimento, dê às suas pernas uma boa massagem ou um banho relaxante! Se tem de estar de pé durante muito tempo, tente usar meias de descanso e dê a devida importância ao calçado escolhido para esse dia. Assim, da próxima vez que tiver a sensação de peso nas pernas, não se esqueça de seguir estas dicas simples, sabendo que você é o melhor remédio para eliminar as dores antes que elas apareçam!

Não quer dar-nos as suas dicas para ter umas pernas 5 estrelas? Depressa, deixe-nos os seus comentários aqui!

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