SÍNDROME PRÉMENSTRUAL
Compreender e saber o que acontece em nosso corpo pode tranquilizar muito a nossa atitude. Conhecer e cuidar!
Que alterações físicas e psicológicas a Síndrome Pré-menstrual pode provocar?
- Físicas: tensão mamária, inchaço, dores de cabeça, alteração do apetite, obstipação ou diarreia, alterações do padrão do sono e palpitações, entre outras.
- Psicológicas: sentimento de tristeza, cansaço e fadiga, dificuldade de concentração, ansiedade e irritabilidade, entre outras possíveis.
O aparecimento periódico é o que distingue a Síndrome Pré-menstrual de outras alterações. As mulheres que sofrem desta síndrome, têm-na de forma cíclica, antes da menstruação. Os sintomas surgem 1 a 14 dias antes do início do período e desaparecem com a vinda do período ou pouco depois, voltando tudo ao normal no resto dos dias.
Algumas mulheres têm uma síndrome muito suave, e apenas durante 1 ou 2 dias. Noutras, em contrapartida, as dores podem ser mais intensas. Habitualmente, existe mais do que uma causa por trás de cada caso de Síndrome Pré-menstrual, e se souberes que, em determinado momento, te sentes infeliz ou de mau humor, é uma boa ideia falares abertamente sobre isso com a tua família e amigos.
Quando esses sintomas interferem no bem-estar da mulher, é recomendável consultar o médico. Podes encontrar a solução numa dieta saudável, tomando suplementos vitamínicos, praticando exercício de forma regular ou qualquer outra recomendação que o teu médico considere oportuna.
Causas
Não são conhecidas, com certeza, as causas da Síndrome Pré-menstrual, nem porque é que algumas mulheres a sofrem na pele e outras não. Na verdade, é a combinação de fatores psíquicos, físicos e sociais que tem como resultado uma resposta exagerada do organismo face a níveis de hormonas normais.
Não existe um tipo especial de mulher, mas, de um modo geral, é mais comum em mulheres na casa dos trinta e nas que têm filhos. A suspensão da toma da pílula contracetiva ou o nascimento de um bebé podem ser causas associadas a esta síndrome. As mulheres tendem a ter a síndrome quando confrontadas com situações de stress.
Como saber se a tens
- Aponta, durante 3 meses consecutivos, a data em que os sintomas aparecem, contando como dia 1 o primeiro dia sem período. Aponta cada dia, se tiveres um sintoma, e assinala se for grave. Põe um P no dia em que tiveres o período e começa cada nova coluna com o primeiro dia sem sangramento.
- Se confirmares que os sintomas só aparecem antes dos teus períodos, consulta o teu médico.
Se piorarem quando o teu período se aproximar e desaparecerem quando deixares de sangrar, é mais do que certo teres a Síndrome Pré-menstrual.
Conselhos
A seguir, damos-te 5 conselhos úteis que podem ajudar-te a aliviar os teus sintomas, apesar dos efeitos variarem de mulher para mulher. Põe-nos em prática e descobre o que melhor resulta contigo!
- Dieta: fazer uma alimentação saudável, com muita fruta e vegetais, ajuda a diminuir os sintomas. Consome pouco sal, para evitar o inchaço, e pouco açúcar, já que pode ser a causa do teu nível de glicose no sangue oscilar e afetar a tua energia e apetite. Reduz também a cafeína e o álcool.
- Suplementos: podes tomar complexos de vitaminas ou minerais sempre que o teu médico ou farmacêutico os aconselhe.
- Exercício: Pode ajudar-te a aliviar os sintomas se o fizeres durante os dias próximos à vinda do período.
- Relaxamento: A tensão e a irritabilidade são sintomas frequentes. Aprende um método de relaxamento, como o ioga, a meditação ou exercícios de respiração, e pratica-os sempre que for necessário. Ler um livro, ouvir música ou passear também pode ajudar.
- Stress: Evita situações que te criem tensão e encara as coisas com toda a calma possível.
Artigo elaborado pelo Comité Médico de Saúde da Mulher Dexeus - Fundação Dexeus Saúde da Mulher.
Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário. Talvez queira ler mais sobre Mitos e verdades sobre o periodo o O período sem regras!