PREPARE-SE PARA A GRAVIDEZ

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Alimentar-se corretamente é o primeiro cuidado que uma mãe pode prestar ao seu filho. Por isso, o planeamento de uma gravidez é o melhor momento para que um casal considere a sua alimentação como algo fundamental para a sua saúde e a do seu futuro bebé.

Anda a pensar em ter um bebé? Neste post, explicar-lhe-emos como deve ser a sua alimentação para garantir uma boa conceção.

A dieta da futura mamã (ou melhor, de ambos os membros do casal) antes da gravidez deverá ser uma alimentação muito completa e variada. No entanto, terá que prestar especial atenção a algumas vitaminas e minerais que são muito importantes nesta altura:

  • Vitamina A: é necessária para o processo de diferenciação celular e normal metabolismo do ferro. Pode ser encontrada nos ovos, nos laticínios gordos ou enriquecidos, e sob a forma de betacaroteno nas frutas e legumes de cor amarela, alaranjada ou avermelhada (cenouras, damascos, cerejas, etc.). Quando o organismo precisa desta vitamina, transforma o betacaroteno em Vitamina A.
  • Vitamina B6 ou piridoxina: é uma vitamina na regulação da actividade hormonal e no normal funcionamento do sistema imunitário.Encontra-se em grande quantidade nos seguintes alimentos: cereais integrais, vegetais, frutos secos, etc.
  • Vitamina B9 ou ácido fólico: a sua importância na gravidez é vital. E é sabido que muitas mulheres em idade fértil não seguem uma dieta com um elevado teor desta vitamina. O ácido fólico é necessário para formar todo o sistema nervoso do futuro bebé, por isso o seu teor deve de ser o adequado nas primeiras fases de gestação, mas também antes da conceção. Esta vitamina encontra-se no mundo vegetal na forma de folatos (espinafres, endívias, escarola, morango, etc.), mas estes são muito sensíveis à cozedura, por isso é fundamental o consumo de frutas e legumes crus.
  • Vitamina E: contribui para a protecção das células de oxidações indesejadas.. Encontra-se principalmente nos óleos vegetais, como o azeite, e em legumes, mas também noutros vegetais, como a alface ou os abacates.
  • Vitamina D: é muito importante para fixar o cálcio nos nossos ossos. Encontra-se principalmente nos laticínios, nos peixes azuis e em alguns cogumelos.
  • Ferro: o ideal é começar uma gravidez com as reservas de ferro adequadas, porque durante a gestação a necessidade deste mineral aumenta muito devido ao aumento do volume de sangue e às reservas que o feto necessita, entre outros motivos. Apresentamos-lhe aqui os alimentos que nos fornecem ferro.
  • Cálcio: também na gravidez, o é necessário para a manutenção dos ossos normais. Desta forma, é importante suprir as doses de cálcio mesmo antes da conceção e que a mãe disponha de boas reservas.
  • Zinco: O zinco contribui para uma normal função cognitiva e síntese do ADN, pelo que é recomendável o consumo frequente de cereais integrais, marisco, carnes magras, peixes, ovos, legumes e frutos secos.

 Em resumo, os alimentos cujo consumo se recomenda especialmente antes de uma gravidez, são: frutas e legumes frescos e variados (sobretudo legumes de folhas), peixes (especialmente os azuis), mariscos, laticínios, frutos secos, legumes e ovos. Ou seja, seguir uma dieta o mais equilibrada e variada possível.

Também é muito importante começar a gravidez com um peso corporal adequado, pelo que, se for necessário perder peso, deverá fazê-lo antes da gravidez e nunca durante a gestação ou o aleitamento. Não se esqueça também de se consultar com o seu médico, que é quem a melhor a pode aconselhar durante todo o processo.

Com tudo isto, quando ocorrer o feliz acontecimento da gravidez desejada, já terá aprendido as bases para desfrutar da gravidez com uma alimentação saudável e para cuidar ainda mais de si!

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