Molhos de iogurte para saladas
Podemos temperar as saladas com um vinagrete ou com um molho. O de iogurte é ótimo. Já experimentou?
Como estávamos a dizer, também podemos temperá-las com uma grande variedade de vinagretes e molhos, cada um melhor que o outro. O molho de iogurte é um dos mais versáteis porque vai bem com tudo, é um dos mais saudáveis (e com menos gordura se for preparado com um iogurte magro), e podemos prepará-lo das mais variadas formas.
A maioria destas receitas de molho de iogurte é preparada com iogurte grego (Oikos), que é o mais cremoso, o que o torna excelente para confecionar molhos, ainda que, se preferirmos, possamos utilizar iogurte natural ou magro. Primeiro, iremos explicar como se prepara o molho de iogurte clássico e, a seguir, apresentaremos algumas sugestões para que possam variar. Ora vejamos!
Molho de iogurte
O molho de iogurte clássico é feito com iogurte natural, 1 dente de alho, azeite virgem, sumo de meio limão, sal, pimenta e algumas folhas de menta fresca. Colocam-se numa taça todos os ingredientes exceto a menta fresca (o alho muito bem picado) e mistura-se bem até formar um molho homogéneo. Por fim, juntam-se as folhas de menta muito bem picadas.
Com ervas aromáticas
Também com iogurte natural, 3 colheres de sopa de maionese, uma colher de chá de aneto, uma de orégãos, uma de alho em pó, salsa picada, tomilho, alecrim e sal. Colocam-se as especiarias numa taça, adicionamos a maionese e o iogurte, e está pronto!
Com ervas provençais
Para fazer este molho utilizam-se 2 iogurtes Oikos açucarados, 2 colheres de sopa de molho alioli, sumo de meio limão e ervas provençais (tomilho, manjerona, alecrim, manjericão, erva-doce, estragão e folha de louro). Mistura-se o iogurte com o molho alioli, junta-se as ervas (se forem frescas e picadas no momento é ainda melhor) e, por último, o sumo de limão.
Tzatziki
Esta é o molho de iogurte original, o de estilo grego.
Com mel
Prepara-se com 2 iogurtes Oikos, 4 colheres de sopa de mel de flor de laranjeira, uma pitada de canela e cominhos e sal. Misturam-se todos os ingredientes numa taça até obter um molho fino, sem grumos.
Com mostarda
Este molho é preparado com iogurte natural, ½ colher de sopa de mostarda, 1 colher de sopa de sumo de limão e salsa fresca picada. Misture bem todos os ingredientes. Pode ser servido frio ou quente.
Com tomate e manjericão
Leva um iogurte Oikos, um ramo de manjericão fresco, tomate picado (cerca de 3 tomates), azeite virgem, sal e uma pitada de pimenta preta. Picamos o manjericão finamente e misturamos com o azeite até formar uma pasta. Num recipiente, misturamos o iogurte Oikos com o tomate picado e adicionamos a pasta de manjericão para formar o molho. Tempera-se com sal e pimenta a gosto. Fica delicioso!
Com queijo de cabra
Para esta versão, utilizamos um iogurte Oikos natural, 100 g de queijo de cabra em rolo, 250 g de queijo mascarpone, pimenta preta, uma pitada de sal (em alternativa, podemos adicionar 1 colher de sopa de mel e manjericão ou menta, picados). Com a batedeira misturam-se os queijos e o iogurte Oikos com a pimenta e uma pitada de sal. A seguir, se preferirmos, podemos juntar os ingredientes alternativos.
Tártaro com iogurte
Esta é uma variante do molho tártaro que podemos fazer com iogurte. Leva um iogurte magro, 10 alcaparras, 5 picles, 1/4 cebola tenra, uma colher de sobremesa de mostarda de Dijon, sal e pimenta. Cortam-se finamente a cebola, as alcaparras e os picles. Mistura-se a mostarda e envolve-se tudo. Adiciona-se o iogurte, previamente mexido e tempera-se a gosto.
Já viu esta enorme variedade de possibilidades que existem para temperar as nossas saladas com molho de iogurte? E além disso, são tão fáceis de fazer! Temos muitas opções.
Apetece-lhe prová-las todas? Esperemos que gostem!
Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique em gosto ou deixe-nos ou um comentário. Talvez queira ler mais Sobremesas.