Como o excesso de sono pode afetar a saúde
Ao contrário dos animais, os seres humanos não precisam de dormir mais no inverno, apesar de muitas de nós nos sentirmos mais cansadas quando faz frio. Por isso, tenha em atenção: o excesso de sono pode fazer mais mal do que bem.
De quantas horas de sono precisamos realmente?
A maioria das pessoas - incluindo as mães mais ocupadas - precisa entre 7 a 9 horas de sono de boa qualidade para funcionar bem no dia seguinte. Menos de 4 horas de sono é perigoso, e em casos extremos pode conduzir a uma morte prematura. No entanto, a maioria das pessoas priva-se cronicamente de uma boa rotina de sono, dormindo apenas 5 ou 6 horas por noite, e isso não é nada saudável. Tem de haver uma forma de dormir mais.
Se houver bebés ou crianças pequenas em casa o melhor é o casal acordar por turnos (um dia ela, um dia ele) durante a noite, porque assim, pelo menos todas as noites haverá uma das partes do casal que poderá dormir descansada. Para além disso, tente sempre ir para a cama mais cedo. Pode custar um bocado mas o sono é reparador e necessário.
É verdade que dormimos mais no inverno?
Sim e não. Acordamos quando ainda está escuro lá fora, antes da glândula pineal, que produz a melatonina, ter dado ordem para parar a sua produção. Assim, quanta menos luz tiverem os dias, mais melatonina segregamos. A melatonina é uma substância-chave na regulação do nosso relógio biológico e é a principal responsável pela preguiça que nos domina, nos dias mais escuros. É por isso que as nossas manhãs e noites são muito mais letárgicos.
Embora muitas pessoas acabem por acordar mais tarde e deitar-se mais cedo no inverno, há uma necessidade biológica real para dormir um pouco mais. O que dizemos é, não mude seu ciclo de sono, mas certifique-se que o seu quarto está aquecido, escuro e silencioso.
Alguns dicas para dormir melhor:
- Ajuste-se ao horário laboral e escolar, e durma um sono regular e com tempos de vigilância apropriados. Isto fará com que o seu corpo se adapte ao ritmo.
- Faça exercício ao ar livre, sobretudo no inverno, para maximizar a sua exposição à luz solar.
- Certifique-se de que o ambiente em casa e os lençóis de cama são apropriados à época.
- Siga uma dieta equilibrada rica em vitaminas e minerais durante todo o ano. No inverno, tendemos a comer mais alimentos com amido em vez de frutas e verduras e, também por isso, engordamos. Por isso, procure não abandonar as frutas e legumes.
É possível dormir demasiado?
Sim. Ter demasiado sono pode estar relacionado com problemas médicos como a diabetes, doenças do coração, depressão, obesidade e dores de cabeça. A hipersonia (quando se dorme invulgarmente longos períodos de tempo) é uma desordem médica. Os pacientes que dela padecem experimentam sintomas de ansiedade, falta de energia e perda de memória.
Qual é a relação entre o sono e o transtorno afetivo sazonal (SAD)?
A transição do outono para o inverno pode induzir o transtorno afetivo sazonal. Caracteriza-se por episódios depressivos que têm lugar nessa época de mudança sazonal. Os sintomas incluem depressão, excesso de sono e de apetite.
Como posso garantir que o meu filho pequeno dorme bem no inverno?
Um ambiente acolhedor é importante:
• Escolha um lençol de flanela quente para o berço.
• Tape bem os pés.
• Mantenha a temperatura ambiente entre os 16 e os 20 graus.
• Dê-lhe uma mantinha de bebé ou um ursinho de peluche (aumenta a sensação de segurança da criança).
• Estabeleça uma rotina simples antes de o deitar, que não leve mais do que 45 minutos. Por exemplo, inclua um banho relaxante, a mudança de roupa, a leitura de uma história e o desligar da luz do quarto.
Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça "Gosto" ou deixe-nos um comentário. Talvez queira ler mais sobre Dicas para vencer o cansaço ou Pratique a antiginástica.