Como prevenir gripes e constipações

prevenir-gripes-constipacoes
Já estamos no outono, uma época ideal para "apanhar" as primeiras constipações e também para aprender a preveni-las! Para prevenir e combater gripes e constipações, a nossa proposta consiste em melhorar as defesas, cuidar da nossa alimentação e, no fundo, favorecer a nossa saúde de todas as formas possíveis.

Por que é que nos constipamos?

Os responsáveis por apanharmos uma constipação são os vírus, que "viajam" sobretudo por via aérea, através das mucosas e das partículas originadas quando falamos, tossimos ou espirramos. O cansaço, a ansiedade, bem como a asma e as alergias, em conjunto com a predisposição do nosso sistema imunitário, fazem com que o organismo fique mais sensível. No tempo frio - Outono e Inverno - as constipações e gripes são mais frequentes, pois passamos mais tempo em espaços fechados, aumentando o risco de contágio entre pessoas, e porque os vírus responsáveis por estas doenças transmitem-se com mais facilidade em ambientes frios.

A propensão às constipações está diretamente relacionada com o sistema imunitário. E é aqui que surge a pergunta de um milhão de dólares: é possível de alguma forma prevenir as constipações? Se há pessoas que nunca ficam constipadas, é porque sim! Mas, porquê? Provavelmente porque um organismo saudável, bem alimentado e limpo, por dentro e por fora, defende-se melhor dos vírus do que os outros.

Como podemos evitar os vírus?

Com higiene:

  • Lave bem as mãos depois de espirrar.
  • Deite os lenços de papel no lixo depois de os usar.
  • Utilize desinfetantes.

Protegendo o organismo:

  • Com um regime alimentar saudável, completo e natural, com alimentos frescos e integrais.
  • Evite os produtos processados e refinados, assim como os principais produtores de muco, como os lacticínios, o trigo e o açúcar.
  • Escolha alimentos ricos em água e micronutrientes que a ajudem a depurar o organismo, como verduras, algas e cereais integrais.
  • Cozinhe da forma mais saudável possível: ao vapor e salteado e evite os fritos e gratinados.

Alimentando as defesas com:

  • Um aporte adequado de vitaminas, nomeadamente vitamina A, C, D e vitaminas do complexo B.

     

  • Exercício físico e sauna, que contribuem para o bem-estar geral e estimulam o sistema imunitário


Como aliviar os sintomas?

A congestão nasal, a febre, as secreções nasais e as dores musculares e de cabeça são díficeis de suportar. Uma das formas de aliviar os sintomas é a utilização de medicamentos para a gripe e constipação, no entanto, deve sempre consultar o seu médico ou farmacêutico.

Ilvico comprimidos: uma solução eficaz no alívio da febre, congestão nasal e dores de cabeça e no corpo;

Ou

Griponal comprimidos efervescentes: uma solução rápida no alívio dos sintomas da gripe e constipação devido ao seu formato efervescente.

Para complementar pode aplicar Vicks Vaporub à noite, que alívia a congestão nasal e a tosse e, adormeça os sintomas da constipação.

 

Griponal, comprimidos efervescentes: medicamento com paracetamol e clorofenamina; adultos e crianças > 12 anos no tratamento dos sintomas da gripe e constipações. Contraindicado na doença hepática grave. MNSRM. Leia o folheto informativo e se os sintomas persistirem consulte o médico/farmacêutico.

Ilvico, comprimido revestido, para tratamento dos sintomas das constipações e gripes. Precaução na insuficiência hepática/renal, anemia, afeções pulmonares/cardíacas, hipertrofia da próstata e crianças menores 6 anos. Contém lactose. MNSRM. Leia o folheto informativo e se os sintomas persistirem consulte o médico/farmacêutico.

Vicks Vaporub pomada, associação, está indicado no alívio sintomático da congestão das vias respiratórias superiores e tosse associada a gripes e constipações em adultos e crianças com mais de 30 meses (uso cutâneo) e adultos e crianças com mais de 6 anos (inalação). MNSRM. Leia o folheto informativo e se os sintomas persistirem consulte o médico/farmacêutico.

MAT-PT-OTHER-20-000027

Consentimento de cookies