Sabes porque deves reciclar? Os motivos são infinitos, ao contrário dos recursos do nosso planeta


Bem-estar
7/07/2023

Desde sempre que nos ensinam que devemos reciclar – seja na escola, em casa, nos anúncios televisivos – mas sabes realmente por que é que é tão importante reciclar de forma correta? Reciclar os materiais usados é uma prática essencial para proteger o planeta e é uma das formas de poderes fazer a diferença na sustentabilidade ambiental a nível global.

Sabias que em mais de 20 anos já se enviaram para reciclagem mais de 7,5 milhões de toneladas de embalagens, o que equivale a 3 pontes Vasco da Gama? Parece muito, mas a realidade é que ainda há um longo caminho a percorrer e continua a ser urgente sensibilizar a população para a importância da reciclagem. E tu? Reciclas sempre?

Pedimos ajuda à Sociedade Ponto Verde e partilhamos alguns bons motivos para o fazeres:

Reciclar reduz a quantidade de resíduos colocados em aterros ou enviados para incineração.

Sabemos que os aterros são o único fim possível para alguns resíduos domésticos, mas, quanto mais tirarmos deste destino, melhor. As embalagens, por exemplo, merecem uma segunda oportunidade e devem ser depositadas nos ecopontos para serem recicladas.

Reduz a necessidade de extrair novas matérias primas da natureza para produzir produtos.

Os recursos naturais são finitos, pelo que é fundamental poupá-los e preservá-los para as próximas gerações. As embalagens que descarta, são uma matéria prima valiosa!

Permite poupar água e energia.

Afinal, há um grande consumo destes recursos na produção de embalagens novas.

Reduz a quantidade de poluição emitida

Nomeadamente de dióxido de carbono (CO2) e de outros gases envolvidos no chamado efeito de estufa e nas alterações climáticas. É que tanto a extração de matérias-primas como o fabrico de novas embalagens libertam estas substâncias para a atmosfera.

Diminui a contaminação dos solos e dos cursos de água.

Quanto menos resíduos forem deixados a céu aberto, menos químicos se infiltram na terra e chegam às águas subterrâneas, atingindo rios e mares e ameaçando as espécies.

Proporciona maior qualidade de vida.

Basta pensar na diminuição da poluição: respira-se melhor e previnem-se as doenças respiratórias.