Os computadores e a saúde

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O que deve saber para poupar a sua saúde se passa muitas horas à frente do computador

Já não os usamos só para trabalhar. Graças ao e-mail, às compras online, às redes sociais e à televisão online, hoje em dia, também usamos os computadores para preencher o nosso tempo de lazer. Isto abriu-nos um leque de fantásticas possibilidades, mas será que o tempo que passamos à frente do ecrã afeta a nossa saúde?

Se no seu dia-a-dia tem de passar muitas horas a olhar para o ecrã, as boas notícias são que não há provas de estar a pôr a sua saúde em risco. No entanto, convém ter em conta os seguintes princípios básicos.

-Sente-se direita. O braço deve a fazer um ângulo de 90º quando o apoia na mesa e deve sempre contar com um bom apoio lombar. Isto é uma passo chave para proteger e evitar problemas de costas e nas articulações.
-60 cm de distância do ecrã. Isto é muito importante para que os seus olhos não tenham de fazer esforço para focar.
-Faça uma pausa de vez em quando para esticar os braços e as pernas - uma excelente desculpa para ir beber um café.
-Mãos, braços e costas. Um dos problemas mais comuns dos utilizadores de computadores são as tendinites e o síndrome do túnel do carpo, maleitas dolorosas causadas pelos movimentos rápidos e repetitivos que se fazem ao datilografar e ao mexer no rato durante muito tempo. De vez em quando, pare para abrir e fechar as mãos e faça alongamentos com os braços para ajudar a relaxar os músculos das cervicais, dos braços e das mãos.
-Não se esqueça de pestanejar! Os olhos secos são a principal causa de congestionamento ocular. Obrigue-se a piscar os olhos quando está no computador.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

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