Compreender as diferentes fases do sono

Bem-estar
20/05/2021

As nossas noites resultam de uma sucessão de ciclos de sono caracterizada por diferentes fases. Durante uma noite, sucedem-se 4 a 6 ciclos.

Existem duas fases de sono com diferentes estádios. Essas duas fases seguem um ciclo de sono Lento ou NREM (Non-Rapid Eye Movement) e Paradoxal ou REM (Rapid Eye Movement), que se repete a cada 90 minutos aproximadamente.

 

1ª fase de sono: Sono lento (NREM)

Estádio 1: O sono é leve e pode, portanto, ser facilmente perturbado por ruídos externos. Os músculos distendem-se com espasmos ocasionais. Os movimentos dos olhos são lentos.

Estádio 2: Os movimentos dos olhos param, e as ondas cerebrais tornam-se mais lentas com uma frequência mais rápida em certos momentos; isso indica que nos preparamos para dormir profundamente.

Estádio 3: Entramos num sono profundo, torna-se mais difícil alguém acordar-nos. As ondas cerebrais são agora lentas e espaçadas, estamos a restabelecer forças. O ritmo cardíaco e respiratório é lento. O tónus muscular também diminui, mas continua parcialmente presente, o que pode explicar os episódios de sonambulismo.

Este terceiro estádio do sono NREM é a fase em que o sono é mais profundo, e é extremamente importante. É esta fase que permite que nos sintamos bem repousados e cheios de energia na manhã seguinte. É sobretudo neste estádio que o corpo repara e regenera os tecidos, reconstrói os ossos e os músculos e reforça o sistema imunitário. Por isso, se acordarmos várias vezes durante a noite, será mais difícil atingir este estádio e teremos a sensação de que não dormimos bem.

 

2ª fase de sono: Sono paradoxal (REM)

O primeiro período de sono paradoxal ocorre geralmente cerca de 90 minutos após o adormecimento, e os períodos mais longos e mais profundos ocorrem durante a segunda metade da noite.

Os olhos movimentam-se rapidamente sob as pálpebras fechadas. A respiração, o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea são menos regulares, e é neste estádio que os sonhos são mais frequentes. A atividade cerebral é idêntica à do estado de vigília. Os músculos dos braços e das pernas ficam temporariamente paralisados.

No final desta fase, voltamos ao início do ciclo.

Embora o nosso corpo esteja programado para realizar estes ciclos durante a noite, há alguns fatores que podem influenciar a nossa capacidade de dormir e o correto funcionamento destes ciclos.

O sono pode tornar-se mais difícil na idade adulta, com a chegada da menopausa nas mulheres, por exemplo. Muitos adultos passam por períodos de perturbações ocasionais do sono, que nalguns casos podem ser classificadas como insónia de curta duração relacionada com experiências de vida stressantes.

 

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Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado e equilibrado e de um modo de vida saudável.