COMO TRATAR PICADAS DE INSECTOS

como-tratar-picadas-de-insetos
0
Uma picada de inseto é apenas o resultado do pobre bicho em defender-se. Contudo, a verdade é que este facto é na prática pouco consolador quando somos picadas, especialmente quando sofremos com a dor. Siga o nosso manual e saiba o que fazer quando for picada.

A maioria das mordeduras e picadas de insetos não são graves, mas podem doer bastante. Por isso mesmo, é importante conhecer algumas dicas simples para aliviar a dor! O inchaço pode durar um par de dias mas devemos aliviar a dor ou o ardor o quanto antes.

Como tratar de uma picada?

  1. Manter a calma.
    Se foi picada, ou o seu filho ou companheiro, tente arranjar alguém que remova o ferrão cuidadosamente, com a ajuda de uma unha comprida, um cartão de crédito ou algo parecido. Normalmente as picadas de vespa não deixam o ferrão mas as de abelha são mais problemáticas  porque, ao picar, deixam parte do seu corpo para trás. Não utilize pinças. Se o seu filho foi picado, saiba o que fazer: acalme-o e retire o ferrão posteriormente.
  2. Limpe a zona da pele afetada.
  3. Alivie a dor com algo frio (um pano molhado, por exemplo).
  4. Reduza o inchaço suavemente aplicando um creme que contenha anti-histamínicos, que também ajudam a aliviar a picada. Manter a parte do corpo afetada elevada também pode ajudar a reduzir o inchaço.
  5. Certifique-se que a criança não coça a ferida já que poderá infetar-se, especialmente se tiver as mãos sujas.

Como evitar a dispersão do veneno

As picadas de abelha contêm um saco venenoso que, se estalar antes de ser removido, faz com que o veneno se espalhe por debaixo da pele. Assim, importa manter a calma e garantir que se remove todo o ferrão - tão bem quanto possível. Mas atenção: não aperte como se estivesse a retirar uma lasca!

Contos de velhas

Há vários tratamentos caseiros que se crê ajudarem contra as picadas de abelhas ou vespas, como por exemplo, esfregar vinagre nas picadas de vespa e bicarbonato nas picadas de abelha. Um truque muito popular é utilizar cebola ou até tabaco de mascar. Mas tenha em atenção que estes NÃO são tratamentos médicos e que o melhor é não experimentar em crianças ou em pessoas que poderão ter uma reação adversa.

Mais do que uma picada

Se formos picadas mais do que uma vez pelo mesmo ou por diferentes insetos, é possível que a reação seja pior, porque existe maior quantidade de veneno no nosso sistema. Normalmente, resulta apenas no aumento da sensação de incómodo mas, se a reação for mais grave, entre em contacto com o seu médico de família.

Quando a picada é mais grave

Para a maioria das pessoas as picadas dão apenas um incómodo passageiro mas, em casos raros, podem causar uma reação alérgica. Se a pessoa afetada mostrar sintomas imediatos, peça ajuda médica urgente.

Sintomas de perigo depois de uma picada

Os sintomas de uma picada que devem ser tratados com urgência incluem: náusea, dor de cabeça, aumento dos batimentos do coração, sensação de desmaio, dificuldade em engolir, dificuldade em respirar, inchaço no corpo, ou no local da picada.

Dicas

No início do ano as vespas caçam outros insetos e não costumam ser um problema. Mas à medida que chegamos ao fim de julho/agosto, as vespas desenvolvem um gosto pelo açúcar. Se quer menos problemas com elas, evite dar aos seus filhos bebidas açucaradas e gelados, especialmente ao ar livre.

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça "Gosto" ou deixe-nos o seu comentário. Talvez queira ler também Cruzeiros: opção perfeita para viajar em família.

0

Quer escrever um comentário?