Pele sensível

pele-sensivel
0
Por vezes, a nossa pele manifesta-se e só aí percebemos que devemos respeitar a sua sensibilidade, seja tendo cuidados na aplicação de cosméticos, seja protegendo-a em relação às condições do meio ambiente envolvente.

Primeiros sintomas

Quem tem a pele sensível já reparou, com certeza, que esta, por vezes, fica vermelha e com pequenas borbulhas. Seja porque apanhou Sol a mais, seja porque experimentou um novo cosmético. O importante é perceber que este é o primeiro sinal de que a sua pele tem de ser muito bem protegida.

Dica: se tem a pele sensível não dispense a consulta de um médico especialista em dermatologia.

Fatores meteorológicos

Se a sua pele apresenta alguma descamação, ardor ou rubor, há que redobrar os cuidados em relação a vários fatores, visto a sua pele estar numa fase crítica:

Sol (nesta fase do ano é mesmo fundamental haver uma proteção diária da pele, não só evitando a exposição ao Sol, como também aplicando creme protetor, todos os dias).
Vento (torna a pele menos macia e favorece o ressecamento da mesma).
Frio (causa frieiras, por exemplo).

Dica: a pele deve estar sempre protegida, mesmo quando não está a apanhar Sol na praia. Por isso, recomendamos o creme de dia da Olay com SPF 30, que cuida da pele e combate os efeitos da idade, ao mesmo tempo que a protege dos efeitos negativos do Sol no dia a dia.

Cremes e afins

Muitas vezes, a nossa pele reage mal a um determinado cosmético. E a razão é simples: o cosmético tem algum agente que a nossa pele não suporta. Neste sentido, o ideal é utilizar produtos (sabonetes, cremes, maquilhagem, séruns) não agressivos que:

  • Sejam testados dermatologicamente.
  • Sejam apropriados para pele sensível.
  • Não contenham perfume.
  • Tenham base lavante com pH fisiológico sem sabão.
  • Não contenham ácido glicólico ou retinol (presentes nos cremes antirrugas, especialmente).

Higiene e hidratação

Como numa pele normal, também numa pele sensível a higiene e hidratação são fundamentais para preservar a sua qualidade e beleza. Assim:

Limpe o rosto de manhã e à noite, com produtos adequados ao seu tipo de pele. A pele regenera-se durante a noite pelo que é imprescindível que faça, pelo menos, essa limpeza noturna.
O uso de hidratante deve ser diário. Dessa forma a sua pele ficará mais suave, dando um aspeto cuidado e bonito.
Não descure a alimentação. Comer saudavelmente é o primeiro passo para uma pele radiante.

Dica: se tem a pele sensível tome banho com água morna. A água demasiado quente seca a pele, deixando-a baça e menos hidratada.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

0

Quer escrever um comentário?