COMO POSSO EVITAR A IRRITAÇÃO NO BARBEADO?
Sofrer de irritação na pele ao barbear-se é muito desconfortável para os homens, mas existem dicas para combater esta sensação desagradável. Incentive-o a seguir estas recomendações!
Prepara a pele da maneira adequada?
Não é bom barbear-se a seco, nem tão pouco com água fria! A água morna (a puxar para o quente) abre os poros da pele e facilita o barbeado, evitando o desconforto.
- Usar um produto de limpeza facial ou um gel esfoliante pode ajudar a suavizar os pelos da barba antes do barbeado.
- Da mesma forma, hidratar a pele com água morna durante um mínimo de três minutos irá suavizar os pelos da barba e torná-los mais fáceis de cortar.
- E, claro, utilize uma espuma ou um gel de barbear.
Usa uma máquina descartável?
Sabia que estas máquinas de barbear são geralmente responsáveis pela incómoda irritação? As lâminas são coisa do passado e hoje em dia existem soluções muito melhores. Se ainda utiliza descartáveis e barbeia-se frequentemente, o mais recomendável é dar o salto para uma máquina recarregável, como por exemplo a Gillette Mach3 Turbo. As suas lâminas mais finas do que as descartáveis, permitem que a Mach3 barbeie melhor do que um máquina nova de usar e deitar fora, mesmo à 10ª utilização*. É perfeita para um barbeado mais suave, mais apurado e mais confortável!
*em comparação com as máquinas descartáveis Gillette Blue II Plus.
Com que frequência é preciso mudar as lâminas?
Isso é relativo, mas uma lâmina gasta pode ser a causadora das irritações. Pode observar a cor da faixa lubrificante, mas a chave está no resultado do barbeado: se vir que o barbeado não fica apurado como desejaria, se aparecem pelos encravados ou se nota que a lâmina não desliza suavemente, está no momento de trocar. Também depende muito da máquina que utiliza; por exemplo, a Mach3 Turbo continua a barbear melhor do que uma máquina descartável nova, mesmo após 10 utilizações. É importante que cada homem faça os seus próprios cálculos e verifique como uma máquina recarregável compensa.
O barbeado também tem a sua técnica
Barbeie-se com movimentos suaves e leves. É a máquina que deve fazer o trabalho e não você, por isso não faça força na máquina nem exerça pressão contra a pele (por vezes fazemo-lo inconscientemente).
- Comece a barbear-se no sentido do crescimento dos pelos.
- Às vezes não nos apercebemos e passamos várias vezes na mesma zona, por isso tenha atenção.
- Pode achar que é necessário barbear-se no sentido contrário ao crescimento dos pelos para conseguir um barbeado mais apurado, mas tenha em mente que isso provoca uma maior irritação. É melhor barbear-se com mais frequência do que barbear-se poucas vezes e muito profundamente.
- Deixe para o fim as zonas mais sensíveis, como o lábio superior e a zona à volta da boca, pois assim o gel de barbear terá mais tempo para atuar.
- Passe a máquina várias vezes por água: deste modo, evita que as extremidades das lâminas fiquem obstruídas e facilitará a passagem.
Proteja a sua pele
O barbeado tem um antes, um durante e um depois. Não se esqueça desse depois! Enxague a pele com água fria e seque-a com pancadinhas suaves, sem arrastar a toalha no rosto. A aplicação de um aftershave (sem álcool) irá ajudá-lo a refrescar e hidratar a pele.
Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Pode deixar-nos um comentário se quiser partilhar alguma coisa connosco. E se tiver interesse em saber mais sobre a Gillette Mach3 Turbo, encontrará mais informações aqui.