TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE O CHAMPÔ!

Uma ideia original de Pantene
DesktopImage
0
O conhecimento é poder e quanto mais souber sobre os produtos que utiliza para cuidar do seu cabelo, melhor os utilizará e mais bonita ficará, não acha? Neste artigo, vamos falar-lhe sobre o champô.

Todas nós usamos champô, mas talvez haja imensas coisas que não saiba: como se utiliza e como se escolhe. 

O QUE É?

O champô é um produto que é utilizado para a limpeza e o cuidado do cabelo. É normalmente sintético, mas pode conter ingredientes naturais. Como curiosidade, podemos contar-lhe que a palavra "champô" é originária da Índia, uma vez que neste país as massagens tradicionais na cabeça com óleos eram denominadas "champo". Este costume passou da Índia para a Grã-Bretanha e a partir daí espalhou-se por todo o mundo!

DE QUE É COMPOSTO?

Fundamentalmente de tensioativos, bem equilibrados, de modo a não eliminar demasiado sebo. A composição de cada champô é diferente, mas pode consultá-la em cada produto!

PARA QUE SERVE?

O objetivo da utilização do champô é eliminar a acumulação indesejada de oleosidade e das substâncias que aderem a este sebo, como a sujidade, a caspa e os resíduos deixados pelos produtos de styling, de modo a limpar o cabelo e torná-lo maneável.

COMO FUNCIONA?

O champô limpa o cabelo, separando o sebo dos fios do cabelo. O sebo é um óleo segregado pelas glândulas sebáceas, que é expulso para o exterior através dos folículos pilosos. O cabelo absorve este sebo, que, apesar de proteger a estrutura proteica do cabelo dos danos externos, também retém a sujidade, a caspa e os produtos de styling (tal como referimos anteriormente). 

O champô funciona quimicamente, tal como o sabão: quando é aplicado no cabelo húmido, os tensioativos aniónicos reduzem a tensão da superfície e promovem a separação do sebo do cabelo. A matéria gordurosa é emulsionada com o champô e a água e é "arrastada" no enxaguamento.

COMO SE UTILIZA?

  1. Molhe o cabelo.
  2. Deite uma noz de champô na mão e aplique da raiz até às pontas.
  3. Adicione um pouco de água e massaje suavemente com as pontas dos dedos em cada lado da cabeça, na parte de cima e atrás até à nuca (este tipo de massagens ativam a circulação e favorecem o crescimento e a saúde do seu cabelo).
  4. Enxague abundantemente com água morna, não quente.


QUANDO SE APLICA?

Em primeiro lugar, depois de ter molhado bem o cabelo. E em relação à frequência, isso depende de cada pessoa. Pode lavá-lo desde 2 ou 3 vezes por semana a todos os dias. Se precisa de lavar o cabelo todos os dias, o mais recomendável é utilizar uma coleção que purifique e limpe sem secar demasiado o cabelo, como a Coleção Micelar de Pantene.


COMO ESCOLHÊ-LO?

Identifique a necessidade mais urgente do seu cabelo e escolha um champô que dê resposta à mesma. Tem o cabelo oleoso, seco, fino, encaracolado ou pintado? Tem queda de cabelo? Quer volume porque é muito fino? Ou precisa fundamentalmente de reparação e nutrição? 


O NOSSO FAVORITO

O da nova coleção de Pantene: o champô MICELAR, que purifica e revitaliza. Com este champô, a tendência nos cuidados da pele chega ao cuidado do cabelo! E adoramos, porque purifica sem secar demasiado o cabelo: contém água Micelar e a sua fórmula é suave, sem agentes químicos agressivos. É por isso que é muito eficaz, eliminando a sujidade do cabelo ao mesmo tempo que mantém a força e a saúde do cabelo. A Coleção Micelar de Pantene constitui um antes e um depois na higiene e cuidado para o cabelo: é um produto que respeita o cabelo, mimando-o e deixando-o limpíssimo. 

Pantene tem uma coleção específica para cuidar de cada tipo de cabelo. Repara & Protege para o cabelo danificado; Liso e Sedoso para o cabelo com tendência a ficar frisado; Pantene Aqua Light, Purificante e Anticaspa para o cabelo fino; Prevenção Queda para o cabelo com tendência à quebra; Caracóis Perfeitos para o cabelo encaracolado, Color Protect para o cabelo pintado e BB7 para o cabelo que vai a caminho da maturidade.

Os ingredientes ativos que fazem parte da composição da fórmula são especialmente selecionados para lidar com cada problema de maneira específica. O que consegue se utilizar um champô para cabelo fino se o seu cabelo é encaracolado e oleoso?

O que achou deste artigo? Esperamos que tenha gostado! Se quiser, pode deixar-nos um comentário ou continuar a consultar a enciclopédia dos restantes produtos! 

0

Quer escrever um comentário?