Tem o cabelo encrespado? Conselhos e soluções
Combata o encrespamento com os tratamentos adequados, porque eles existem! Assim que comprovar a sua eficácia, verá que viajar para qualquer lugar vai deixar de ser um problema.
Temos a certeza que, neste preciso momento, está a pensar: “o que é exatamente o cabelo encrespado?” O cabelo encrespado é, normalmente, típico das pessoas que têm o cabelo ondulado ou encaracolado, e caracteriza-se por ter as fibras capilares secas e sem corpo, sendo áspero e desigual ao tato, e com as pontas quebradiças. O excesso de calor ou a utilização do secador a temperaturas elevadas, assim como uma secagem incorreta com toalhas ásperas, podem ser algumas das causas mais comuns.
E para causas comuns, os remédios mais comuns também costumam ser os mais eficazes. Por exemplo:
- Escolha toalhas de microfibras, que absorvem melhor o excesso de água, uma vez que secam melhor e com mais suavidade.
- Utilize pentes de dentes largos e escovas com cerdas naturais.
- Se vai secar o cabelo com o secador, faça-o a uma temperatura média e ajude a secar o cabelo com as mãos.
Trate o seu cabelo com o mesmo cuidado com que mima o seu rosto e as suas mãos, tratamentos de beleza incluídos! Saber escolher os produtos mais adequados para o seu tipo de cabelo é muito importante, já que existem atualmente linhas especialmente concebidas para satisfazer as necessidades de cada tipo de cabelo. Para combater o aspeto frisado do cabelo existem champôs e condicionadores que conjugam um poder hidratante intensivo com propriedades destinadas a aumentar o tónus e a elasticidade, tanto do cabelo liso como do cabelo encaracolado.
Pela nossa parte, aconselhamos que utilize um champô não-agressivo, que possa usar todos os dias se for necessário, e um condicionador, e habitue-se a deixá-lo atuar durante alguns minutos após a sua aplicação, porque, caso contrário, o efeito não será o mesmo! Para intensificar a sua eficácia, experimente envolver a cabeça numa toalha quente, o que permite ao cabelo absorver melhor os nutrientes contidos no produto.
Uma vez escolhida a gama de tratamento que vai usar, não se esqueça também de escolher uma máscara hidratante intensiva para aplicar, pelo menos, uma vez por semana (embora o mais recomendável seja aplicá-la duas vezes no início e depois, então, uma vez para manter). Opte por fórmulas que lhe assegurem um cabelo leve, ou seja, que não deixem o cabelo pesado: pode parecer uma tolice sem sentido, mas a verdade é que o cabelo fino é bastante pesado, por isso faça bem a sua escolha.
Verá que o resultado é imediatamente percetível ao tato, até mesmo logo após a primeira aplicação, deverá notar o cabelo mais forte, mais resistente, mais brilhante e mais espesso. Uma vez recuperado o seu estado natural, deverá ter a liberdade e sentir a confiança para mudar o seu penteado e experimentar looks diferentes, conseguindo assim um resultado mais seguro e duradouro, sem causar stress no cabelo.
Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Clique no “Gosto” ou deixe-nos um comentário. Talvez também lhe interesse ler Faça um coque em poucos minutos.