PROTEJA A JUVENTUDE DO SEU CABELO

DesktopImage
0
O cabelo também tem idade e envelhece, tal como a pele. Agora que já sabe, pode cuidar e proteger o seu cabelo para conservar a sua juventude durante mais tempo e impedir que os sinais da idade se manifestem antes do tempo, atrasando-os mesmo muito. Vamos contar-lhe quais são os sinais de SOS do seu cabelo e por que surgem e assim estará preparada!

Tome nota destes sinais e trate da saúde do seu cabelo desde o interior para que se reflita por fora num cabelo bonito, saudável e brilhante.

Os cabelos brancos

Um dos sinais indicadores mais evidentes do envelhecimento capilar são os cabelos brancos. Os cabelos brancos começam a aparecer, porque os melanócitos, que são os responsáveis pela produção dos pigmentos do nosso cabelo, abrandam a sua atividade e, pouco a pouco, o cabelo acaba por ficar completamente branco. Por que é que isto pode acontecer? Talvez por falta de cobre no organismo ou por excesso de sal, pode ser até mesmo fruto de um mau funcionamento do fígado ou da vesícula, que vão ficando sobrecarregados devido a um mau regime alimentar. O que posso fazer? Comer frutos secos, leguminosas, cogumelos, abacate, batata e marisco, para aumentar os níveis de cobre; substituir o sal de mesa por sal marinho (ou por nenhum outro...) e tentar não fazer jantares demasiado copiosos nem tardios.

Queda e rotura por falta de colagénio

Por vezes, encontramos fios de cabelo na roupa, no chão, na escova, porque cai e quebra-se mais. Isto porque o couro cabeludo, com o passar dos anos, produz menos quantidade de colagénio, tal como acontece com o resto da pele, e como resultado a raiz do nosso cabelo recebe menos nutrientes, fazendo com que o cabelo fique menos resistente à escovagem, aos penteados, etc. O que posso fazer? Pode incluir um suplemento de colagénio no seu regime alimentar, que se vende nas farmácias, e também apostar em alimentos que favoreçam a produção natural de colagénio: cenouras, pêssegos, citrinos, tomates, pimentos, arandos, morangos e framboesas, espinafres, frutos secos e leguminosas.

Perda de volume e densidade

À medida que a idade avança, o cabelo tem tendência a tornar-se mais fino e, em alguns casos, a ter menos. Aqui, a genética e as hormonas também desempenham um papel fundamental, tanto na estrutura espessa ou fina do cabelo, como na sua densidade. O que posso fazer? Contra a genética é difícil lutar, mas fazer exercício físico e dormir o número de horas suficiente pode ajudar e muito a manter o seu organismo em boas condições.

Se está a gostar deste artigo, também lhe poderá interessar ler (quando acabar este) 10 verdades sobre o cabelo saudável.

Secura = desidratação

De certeza que sabe do que estamos a falar: aquele aspeto mais seco e mais encrespado do cabelo, como se tivéssemos colocado o dedo numa tomada... Isto acontece, porque a atividade das glândulas sebáceas do couro cabeludo abranda e a sua capacidade de conservar a humidade torna-se menos eficaz, fazendo com que o cabelo fique mais sensível e mais seco (atenção, porque se calhar também bebe pouca água). O que posso fazer? Ter cuidado com as fontes de calor e tentar reduzir ao mínimo a utilização das ferramentas de styling, além de usar sempre produtos condicionadores e um tratamento para hidratar desde o exterior, sprays, séruns, etc.

Cabelo desnutrido, mais frágil, fino e quebradiço

A partir de uma certa idade, as mudanças hormonais do corpo prejudicam o cabelo: o nível de estrogénios diminui lentamente, o cabelo torna-se mais fino e perde volume, assim como flexibilidade. Apresenta um aspeto quebradiço e sem brilho, com pontas espigadas. 

O que posso fazer? Para proteger o cabelo da passagem do tempo, é muito importante usar produtos de cuidado capilar que respondam às necessidades específicas de um cabelo que está a caminho da maturidade, como a coleção Anti Idade BB7 de Pantene: um "tudo em um" para conservar intacta a juventude do seu cabelo e proteger os 7 benefícios do cabelo jovem. É uma linha constituída por champô, condicionador, máscara e BB Cream, que fortalece a fibra capilar, devolvendo ao seu cabelo a força para enfrentar o dia a dia.



Gostou deste artigo? Deixe-nos um comentário! Se quiser saber mais sobre a Coleção BB7 de Pantene e os 7 sinais de um cabelo jovem, clique aqui.

0

Quer escrever um comentário?