Uma exposição excessiva ao sol pode tornar o nosso cabelo baço, descolorido e quebradiço e também com maior tendência para ficar com as pontas espigadas e um aspeto frisado.
Quando a radiação da luz ultravioleta (UV) penetra na cutícula do cabelo (a camada protetora mais exterior da haste capilar), podem surgir umas moléculas altamente reativas, denominadas "radicais livres", capazes de causar danos de diversas formas:
A melanina, o pigmento natural que dá cor ao cabelo, oferece-nos alguma proteção: combate os radicais livres e também absorve e filtra a luz UV. No entanto, a radiação UVA excessiva altera o pigmento, causando mudanças de cor. Isto acontece com todos os tipos de cabelo, embora o dano seja mais visível no cabelo de cor clara, que contém menos melanina.
A luz do sol seca igualmente o cabelo e desvanece qualquer pigmento de cor artificial no cabelo.
Com a exposição à radiação UVB, os radicais livres atacam as proteínas do cabelo, em especial a queratina, que é o principal elemento componente da haste capilar. Este dano é mais grave do que o efeito da radiação UVA
Como é evidente, os danos solares no cabelo não são tão graves como os danos na pele. As partes vivas do cabelo (folículo, raiz, bainha radicular e a glândula sebácea) encontram-se sob a pele e estão protegidas. A haste visível, o cabelo em si, não está vivo, pelo que não pode desenvolver qualquer doença devido à exposição dos raios UV. Mesmo danificado, rapidamente será substituído graças ao crescimento.
É claro que, no curto prazo, o cabelo danificado afeta a aparência, o que tem um impacto direto na nossa imagem e na confiança em nós mesmas. Portanto, se não nos sentimos felizes e à vontade com o aspeto do nosso cabelo, é provável que nos possamos sentir inseguras e desconfortáveis.
Felizmente agora é possível proteger o nosso cabelo da mesma forma que cuidamos da nossa pele quotidianamente, com protetores solares para o cabelo. São relativamente novos no mercado e foram concebidos para filtrar os raios UV e proteger o cabelo. Alguns champôs e condicionadores sem enxaguamento já contêm filtro solar e existem também óleos e sprays com FPS (fator de proteção solar). De qualquer forma, tome precauções e leia atentamente o rótulo, porque alguns destes sprays podem conter álcool, um ingrediente que também poderá danificar o cabelo.
A ciência da fotoproteção do cabelo é ainda um campo relativamente novo. Em geral, nem todos os protetores solares para o cabelo são tão eficazes como os produtos desenvolvidos para a pele, por isso vale a pena tomar em consideração estes outros conselhos de proteção:
Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça "Gosto" ou deixe-nos um comentário. Talvez também lhe interesse ver mais segredos para cuidar do seu cabelo