O que é que a sua posição para dormir diz sobre si?

Bem-estar
23/09/2021

Até a nossa forma de dormir pode ajudar-nos a que nos conheçamos melhor. Descubra o que a sua posição para dormir diz sobre si.

Como seres humanos que somos, passamos um terço da nossa vida a dormir. Apenas vivemos conscientemente dois terços da nossa vida. O outro terço da nossa vida mantém-se obscuro visto que certos aspetos do sono permanecem envoltos em mistério. Mas até esta fase obscura do ciclo da vida pode ajudar a que nos conheçamos melhor. A nossa forma de dormir pode de facto revelar certas facetas da nossa personalidade.

Existem três grandes categorias de dorminhocos: os que dormem de lado, os que dormem de barriga para cima e os que dormem de barriga para baixo.

 

Dormir de lado:

Uma das posições mais habituais para dormir é a posição fetal. Esta posição permite que as pessoas se sintam calmas, em segurança e desligadas do mundo. Sentimo-nos protegidos ao ter todos os membros perto do coração e do nosso centro de gravidade. As pessoas que adotam esta posição durante o sono são geralmente sensíveis e tímidas, mas sentem geralmente a necessidade de manter uma carapaça com as pessoas que as rodeiam. São vistas como pessoas duras, mas que ao mesmo tempo têm um fundo muito amoroso.

Algumas das pessoas que dormem de lado adotam geralmente a posição de "tronco". É a segunda posição de sono mais comum. Dormem como o tronco de uma árvore, com as pernas e os braços esticados de lado. A sua personalidade pode facilmente ser comparada a de um tronco a rebolar por uma colina. Não conseguem parar e continuam a rebolar colina abaixo. Estas pessoas são sociáveis, simples e podem facilmente confiar em desconhecidos, vão para onde a vida as leva.

Outra posição parecida é chamada a do "sonhador ardente". Estas pessoas dormem como os "troncos", só que com os braços esticados à frente delas, o qual acrescenta uma característica adicional. São pessoas simples e muito acolhedoras, mas que desconfiam mais das pessoas estranhas. São consideradas boas amigas e de confiança. Pense nelas como troncos de árvore a rodar por uma colina, mas com as ramas a travarem a descida. São tão sociáveis como os seus homólogos, mas tomam mais precauções.

 

Dormir de barriga para cima:

As pessoas que dormem de barriga para cima têm uma vantagem e um inconveniente em dormir nesta posição. Dos três tipos de posições para dormir, esta é a menos suscetível de provocar alterações da pele ou de rugas precoces. As pessoas que dormem de lado ou de barriga para baixo acordam muitas vezes com marcas na pele, visto que o peso do corpo não se reparte de maneira uniforme. No entanto, as pessoas que dormem de barriga para cima também têm mais tendência a ressonar com o tempo, visto que a gravidade puxa a língua para o fundo da garganta.

Se dormir nesta posição com as pernas e os braços esticados, é um "soldado". Diz-se dos "soldados" que são fortes e silenciosos. É uma pessoa determinada e espera dos outros que respeitem os seus valores. Também é uma pessoa que exige o melhor de si mesma.

As pessoas que dormem de barriga para cima e que colocam geralmente um joelho dobrado para fora para adormecer, são calmas, flexíveis e de confiança. Não se deixam ofender facilmente.

Se dormir de barriga para cima com uma perna levantada e dobrada (formando um triângulo) significa que é uma pessoa imprevisível, aventureira e que pode mudar rapidamente de humor.

Por outro lado, se dormir com os braços acima da cabeça, é um "admirador de estrela". Uma posição única para um dorminhoco único. Esta posição é pouco comum visto que o corpo se torna muito vulnerável. Todos os membros ficam afastados do seu corpo e a barriga exposta. As pessoas que dormem nesta posição têm um estilo pouco convencional, mas são muito leais e consideram as suas relações como uma prioridade absoluta.

 

Dormir de barriga para baixo:

É habitualmente desaconselhado dormir de barriga para baixo, podendo esta posição favorecer os problemas de pescoço e de costas. O pescoço fica preso numa posição durante muito tempo, curvando-se as costas se o colchão for demasiado mole.

Dormir de barriga para baixo com os braços enrolados à volta da almofada faz de si um "paraquedista". As pessoas que dormem nesta posição têm tendência a tomar riscos. Sabem para onde vão e o que querem. Estas pessoas podem parecer arrogantes e não gostam de ser criticadas.

Embora a nossa forma de dormir nos possa ajudar em termos de autoconhecimento, o essencial é dormir numa posição que nos seja confortável.

Se tiver dificuldades para adormecer, mesmo na sua posição de maior conforto, experimente ZzzQuil® NATURA. Um suplemento alimentar em formato goma, com 1 mg de melatonina, vitamina B6, valeriana, camomila e lavanda. ZzzQuil® NATURA ajuda a adormecer rapidamente*. Com ZzzQuil® NATURA, o natural é dormir bem.

*A toma de 1 mg de melatonina contribui para reduzir o tempo necessário para adormecer.

 

Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado e equilibrado e de um modo de vida saudável.

 

Fontes:

https://www.nectarsleep.com/p/sleep-positions/
https://www.rd.com/list/sleep-position-personality/
https://brightside.me/article/what-your-sleeping-position-reveals-about-your-personality-17255/
https://bettersleep.org/blog/what-your-sleeping-position-says-about-your-personality/
https://www.dreams.co.uk/sleep-matters-club/9-sleeping-positions-what-they-say-about-you/