UM DIA EM FAMÍLIA NO CAMPO

UM DIA EM FAMÍLIA NO CAMPO

Ama a natureza e as florestas? Gosta de levar as crianças para um dia no campo, para uma caminhada, mas elas normalmente torcem o nariz à ideia, que lhes soa quase a “trabalho da escola”? Como podemos então incentivá-las a “fazerem-se ao caminho” e a aprender a apreciar a natureza?


Se quer iniciar os seus filhos em caminhadas ou atividades ao ar livre e não sabe como, siga os conselhos de Jessica Benetti. Vai ver como a vão ajudar!

Deixe que as crianças ajudem no planeamento

Jessica pede ajuda a Aria na planificação da atividade em família: "Dou-lhe duas opções de rotas para a caminhada. Ela é que escolhe”. Jessica acredita que a participação dos filhos permite-lhes pensar no que vão experimentar, no que lhes apetece fazer, em vez de olharem para uma atividade como se fosse uma obrigação. Para além disso, Jessica permite sempre a Aria que convide um amigo e a sua mãe: “Estar numa floresta é muito mais divertido com um amigo. Aliás, quantos mais, melhor!”.

Divirta-se na preparação

Incentivar as crianças a olhar para os mapas e a escolher o destino é outra parte que Jessica considera cheia de diversão. As crianças adoram doces, por isso também lhes permite selecionar e preparar o seu próprio lanche, assegurando-se apenas que não vão demasiado carregadas.

Jessica funciona como uma guia na hora de escolher a roupa (e os sapatos, também) adequada a cada aventura. Ao mesmo tempo, ensina as crianças a utilizar os instrumentos básicos que devem levar sempre, como una bússola ou a caixa de primeiros socorros.

Snacks e água

Jessica leva sempre bastantes aperitivos para as crianças, para mantê-las com a energia em alta. Normalmente escolhe várias peças de fruta, frutos secos e sandochas. Durante o dia vai controlando o consumo, para que não comam ou bebam demasiado depressa, e não se sintam cheias.

Para além disso, para que ninguém carregue mais do que deve, cada criança leva a sua mochila e é dona de um pequeno arsenal de víveres: a autonomia faz com que as crianças se sintam importantes.

Manter as crianças comprometidas

"Aproveitem os vários descansos para admirarem a paisagem”, aconselha Jessica.

Observar o ambiente à volta permite que as crianças possam apreciar a natureza, ver a luz que passa entre as árvores, cheirar os diferentes aromas dos troncos, ver frutos do chão, e até mesmo insetos e animais que vivem nas proximidades. "Na última aventura que tivemos, as crianças encontraram uma enorme lesma amarela na estrada, foi muito emocionante para eles!", diz Jessica. Encontrar coisas interessantes motiva as crianças a estarem atentas à próxima surpresa que lhes aparece à frente.

Seja positiva e apoie

As crianças podem perder as forças rapidamente por isso é importante seguir o ritmo adequado. Para uma atleta com Jessica, fazer caminhadas é pera doce mas ela sabe que para as crianças é bem diferente: “Deixo que sejam eles a marcar o ritmo. Andamos tranquilamente e paramos quando lhes apetece”. Jessica acredita que se as crianças estão motivadas e a sentirem-se fortes, devem ser instigadas a continuar. “Trata-se essencialmente de uma experiência para elas, de algo que preparámos com e para elas, por isso, temos que dar-lhes a liberdade e o apoio necessários.

Se alguma criança se aborrecer e queixar, escute-a e procure entender as suas motivações: “As crianças querem ser ouvidas, querem atenção e os pais devem estar preparados para solucionar qualquer problema que possa surgir. Se as esforçarmos em demasia nas primeiras vezes, provavelmente não vão querer repetir a experiência. Temos de fazer com que sejam momentos únicos e positivos para todos”.

Felizmente para Jessica, Aria e sua amiguinha, fazer uma caminhada completa é sempre divertido. E podem sempre aproveitar o melhor que o campo tem: observar as aves, acampar, fazer escalada e muito mais.

Seja qual for a atividade em família que decida fazer, partilhe o seu entusiasmo com as crianças e deixe que elas sejam parte ativa em todo o processo. E quando der por si, elas vão começar a organizar essas aventuras e atividades com os amigos.

Gostou deste artigo? Faça um “Gosto” ou deixe-nos um comentário! Talvez queira ler também Cruzeiros: opção perfeita para viajar em família ou Aprenda a decorar as suas pulseiras de madeira.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.