TRÊS GERAÇÕES DEBAIXO DO MESMO TETO

TRÊS GERAÇÕES DEBAIXO DO MESMO TETO

Se retrocedermos no tempo ou olharmos para outras culturas, ter a família a viver toda junta é o normal. Ouça os conselhos de Vanessa, para descobrir as vantagens da convivência comum.


Sente-se, às vezes, como se fosse uma "mamã sanduíche"? Encontra-se entre duas gerações, os seus pais e os seus filhos, todos debaixo do mesmo teto. Se vive numa casa cheia, com os seus pais ou sogros e os seus filhos, as dicas seguintes podem ajudá-la a tirar partido desta convivência tão especial e a criar uma experiência confortável e prática para todos:

Em busca do equilíbrio

Há dois anos, a escritora Vanessa Hua juntou-se aos milhões de lares multigeracionais que existem, quando toda a sua família se mudou com a sua mãe, após a morte do seu pai. "Para nós, funciona bem", afirma. "Para as minhas duas filhas de quatro anos, é natural viverem com a avó."

As coisas claras

Enfrentem os desafios de partilhar casa com toda a família, falando e deixando as coisas claras desde o início, sugere Vanessa, "exige uma comunicação aberta". É necessário definir os papéis, dividir as tarefas e discutir as finanças em reuniões familiares (como qualquer família), para gerir as necessidades de cada um.

Desfrutem uns dos outros

"Aproveite o valioso que é para as três gerações viverem juntas", diz Vanessa. "Uma das muitas vantagens de vivermos todos juntos é dispor de tempo para ter "encontros" com o meu marido, quando a minha mãe pode ficar com as crianças. Elas também desfrutam da avó quando nós saímos."

Respeite o espaço e o tempo

Para satisfazer as diferentes necessidades de todos, não hesite em programar tempo juntos, como as refeições, mas também não se esqueça de dedicar tempo para que todos possam desfrutar de momentos sozinhos. "Isto ajuda-nos a manter parte da nossa independência", explica Vanessa. "Os meus filhos costumam levantar-se antes de a minha mãe sair para ir trabalhar." Há casos em que algumas famílias remodelam as suas casas e criam entradas separadas para a casa.

Seja flexível e adaptável

"Para algumas pessoas, três gerações na mesma casa representa o último recurso", observa Vanessa. Se a decisão é económica, lembre-se que, muitas vezes, é temporária. Se se trata de uma obrigação, o seu conselho é o seguinte: "Considerem que as vantagens superam os inconvenientes. E, claro, não se esqueçam do amor que têm uns pelos outros."

O que pensam os outros?

Podem os outros lidar com o stresse de viverem todos juntos? Vanessa considera que nem sempre é igualmente fácil para todos. Cada família é diferente. "Eu cresci com a minha avó, por isso estava habituada à ideia", diz Vanessa.

Ir mais além da prática

Em alguns países, a vida familiar multigeracional é uma coisa habitual. "É uma tradição cultural para muitos", explica Vanessa. Embora ela e o seu marido tenham nascido na América, os seus pais eram imigrantes. Ela concorda com o facto de que a maioria das famílias multigeracionais que vivem juntas fortalece os seus laços emocionais.

Partilhar tempo

Normalmente, a saúde, o cuidado das crianças ou a economia, são circunstâncias que costumam unir as famílias grandes debaixo do mesmo teto, mas Vanessa acredita que passar tempo juntos vai mais além e é muito mais valioso. "Eu já ouvi histórias enquanto jantávamos que nunca teria chegado a ouvir se tivesse tido de esperar pela próxima visita da minha mãe. Flui naturalmente. Estes momentos são importantes e muito apreciados por todos nós."

Gostou deste artigo? Esperamos que sim! Faça ‘Gosto’ ou deixe-nos um comentário. Talvez lhe interesse ler mais sobre Família

 

 

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.