Preparação de refeições em família

Transformar as tarefas das refeições em momentos de partilha com a família

Sim, ter toda a família envolvida na preparação das refeições e levantar a mesa É mesmo possível... apimente a sua rotina diária do jantar para torná-lo num momento de partilha com os seus entes queridos. Veja como.


Introduzir novos rituais em família
Começar um novo hábito na família pode ser desafiante. Se possível, comece quando as crianças são pequenas, isto é, quando elas gostam de se envolver nas atividades dos adultos, sejam elas quais forem. À medida que elas vão crescendo, pode tornar-se mais difícil conseguir com que participem.

Esteja pronta e elabore um discurso positivo para os seus filhos, tal como “eu seria uma mãe muito feliz se começasses a…”. Apresente-o como sendo uma cooperação bilateral, solicitando conselhos e sugestões para que se sintam envolvidos. Pode desenhar uma tabela e fixá-la no frigorífico, indicando os nomes de todos e os dias da semana, atribuindo tarefas num sistema voluntário e de acordo com as capacidades e agendas de cada um. Se existirem várias crianças na sua casa, atribuir dias para a colocação e levantamento da mesa irá fazer com que sintam que têm “folga” nos restantes dias.

Adaptar tarefas à idade das crianças

  • As crianças dos três aos cinco anos de idade podem colocar os pratos, utensílios e guardanapos que preparou previamente. Depois de jantar, incentive-as a levantar o prato sujo da mesa.
  • À medida que vão crescendo, as crianças podem preparar e colocar os talheres e encher a máquina de lavar loiça após deitarem os restos no lixo.
  • Os pré-adolescentes e adolescentes podem colocar tudo na mesa – talheres, pratos, copos e ainda sal, pimenta e bebidas. Basta dizer-lhes qual o tipo de refeição, uma vez que pode precisar de pratos de sopa ou sobremesa, para que possam ajustar a colocação da mesa em consequência e se sintam responsáveis pela sua tarefa. Quando se sentirem confortáveis na cozinha, podem ajudar a tirar a loiça da máquina de lavar e arrumá-la devidamente.
Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Recompensar com frequência
Certifique-se de que elogia cada um sempre que passa para o passo seguinte, para que retirem da sua participação uma sensação positiva. Adicione pequenas recompensas diárias, tal como um sorriso e um obrigado. Dando o exemplo, não tardarão a agradecer-lhe com mais frequência.

As tarefas não têm de ser aborrecidas
Aqui ficam algumas ideais para introduzir diversão nas tarefas diárias:

  • Ligue a música e dance enquanto lava a loiça.
  • Cante em grupo enquanto colocam ou levantam a mesa.
  • Cada dia, peça a cada membro da sua família para escolher uma canção preferida, para que a possam ouvir enquanto prepara a refeição.
  • Crie uma linha de montagem da mesa para o lava-loiça e outra da mesa para o frigorífico. Cada um fica no seu posto, passando os pratos até a mesa estar limpa.

É assim que se introduzem novos rituais de família e lembre-se: nunca é demasiado tarde para criar uma nova tradição que valha a pena!

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

cá em casa todos o mais pequenino adora ajudar a por a mesa =)

  • Reportar

adorei este texto ;)

  • Reportar

Máquina de barbear

Gillette Fusion Proshield

Gillette

€2,00

de desconto

Technologia de lubrificação Proshield antes e depois das lâminas. Escudo contra a irritação **

Máquina de barbear

Gillette

Gillette Fusion Proshield

Para imprimir os cupões, por favor utilize um computador ligado a uma impressora.