Trabalhar a partir de casa

Trabalhar a partir de casa

Saiba o que pode fazer para melhor gerir o seu tempo e espaço


Muitas pessoas ambicionam trabalhar a partir de casa, quer seja num regime de “teletrabalho”, quer seja num regime freelancer. No entanto para trabalhar em casa é preciso ter algumas regras e bastante disciplina. Muito mais do que poderá inicialmente imaginar.

É fácil pensar que não há nada como podermos gerir o nosso tempo. A imagem de começar o dia de roupão e chinelos com uma chávena de café na mão enquanto se leem os primeiros emails do dia pode ser verdadeira, mas está longe de ser a ideal. No meio dos emails, dos telefones e do trabalho em frente ao computador é difícil esquecer a roupa por estender, a louça por lavar e a sala que necessita de ser aspirada.

É por isso que devemos ter regras, ordem e horários. E enquanto estamos a trabalhar nada de televisão ligada para ver as notícias, ou de parar cinco vezes o que estamos a fazer para ir tratar de assuntos domésticos. Temos mesmo de aprender a separar tarefas e ter horários que devemos cumprir quase sem exceção.

Para gerirmos melhor o nosso tempo, nada como estabelecer algumas regras. A que horas devemos começar a trabalhar, momentos de pausa e uma lista de tarefas e objetivos que devem ser cumpridos todos os dias ou todas as semanas. Uma rotina muito semelhante à que teríamos se estivéssemos a trabalhar num escritório ou departamento. A vantagem é de podermos escolher os períodos em que queremos trabalhar e não estamos restringidas a um horário que não nos é conveniente e favorável.

Se as crianças chegam a casa às 17h00, e se deitam às 21h00, podemos incluir um período de trabalho depois de elas estarem deitadas e aproveitar essas horas da tarde para estarmos mais tempo dedicadas a elas. Se temos tarefas domésticas ou pessoais que pretendemos fazer durante a tarde e a manhã devemos ser na mesma rigorosas com as horas que trabalhamos.

Registration

Torne-se membro do Para Mim e beneficie de ofertas exclusivas

Torne-se Membro

Estabelecer um período de trabalho nas horas que mais nos convém deve ser feito e escrupulosamente cumprido. Há quem goste de trabalhar pela noite dentro e dormir até mais tarde. Se isso resulta para si, faça-o. Mas depois não durma a manhã toda e deixe o trabalho por fazer porque hoje não lhe apetece. Porque muito rapidamente terá o trabalho a acumular e entretanto o tempo passou sem que nada fizesse porque não foi suficientemente rigorosa consigo mesma. Ser dona do seu tempo só é bom se o souber fazer cumprir.

Agora que “trabalho” a partir de casa tento sempre cumprir uma rotina diária onde há horas para trabalhar, para pesquisa de novos materiais, para mim e para as minhas coisas, mas também para a família e os amigos. Consoante as tarefas que tenho para cumprir adapto o meu tempo e os meus horários às minhas rotinas e cumpro-os. E não me deixo vencer pela preguiça de “hoje não me apetece, faço amanhã”.

Depois de estabelecer uma rotina que sirva para si, e em que inclui também as suas tarefas normais e diárias com os filhos, família e com a casa, não se deve esquecer de ter um espaço para si e para o seu trabalho. Um “escritório”, um local de trabalho onde se poderá refugiar para fazer o que tem de ser feito e onde não tenha as distrações da casa. E deve sempre manter esse espaço organizado, arejado, limpo e protegido. Eu gosto de trabalhar na cozinha, onde a quantidade de luz é enorme e entra todo o dia pela janela. É para onde levo o computador e onde tenho uma estante onde guardo muitas coisas.

Cada uma deve trabalhar no espaço onde se sente mais à vontade e confortável. Pois é meio caminho andado para um trabalho bem feito. Assim que o dia está encerrado e tudo o que estava programado está feito, uma rápida arrumação diária permite ter sempre tudo no lugar e estar preparada para o dia seguinte.

Alguém tem mais alguma sugestão ou ideia acerca de trabalhar em casa?

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Confirme os seus dados pessoais

Para finalizar o processo, preencha por favor os dados seguintes

pois é muito facil o dificil é arranjar o trabalho :(%0d%0a

  • Reportar
Carocas

Carocas

Reportado

Gostava muito de o poder fazer. Infelizmente não aparecem muitas oportunidades dessas no mercado de trabalho!

  • Reportar

Deveriam existir empresas a lançar o conceito! Hoje em dia com toda a tecnologia, eu teria todo o gosto de trabalhar a partir de casa, e sei que daria o meu melhor!

  • Reportar